Patrulha da Noite Eterna

Iria ser o primeiro Natal de Geza Zaituc no espaço profundo. A bordo da NSU "Neobosit", o aspirante começou seu turno no console de comunicações da astronave, recebendo uma lista do comandante, Beniamin Vântu.

- Às 00:00, horário central da Terra, você irá saudar todas as naves constantes desta lista através do canal de comunicações geral da Frota Estelar.

Zaituc olhou para a folha impressa: havia 17 nomes listados ali.

- Sim, senhor... e o que devo dizer?

- Deseje às suas tripulações boa patrulha e feliz Natal.

- Sim, senhor... mas...

Havia algo de estranho na lista.

- Algum problema, aspirante? - Indagou o comandante, mãos atrás das costas.

- Bem, senhor... algumas dessas naves... creio que desapareceram em missão; a "Cutezator" e a "Sfidator", por exemplo.

Vântu balançou a cabeça em concordância.

- Está correto, aspirante. Na verdade, todas as naves desta lista foram dadas como perdidas ou destruídas...

E, cruzando os braços:

- Mas, como nunca conseguimos descobrir o que realmente aconteceu com elas, oficialmente ainda estão em patrulha em algum lugar lá fora... e todo Natal, as naves em serviço da Frota mandam uma mensagem para que aquelas tripulações saibam que não foram esquecidas.

- Eu não sabia dessa tradição, senhor - Zaituc teve que admitir.

- Nem tudo é ensinado na Academia - disse Vântu, dando um tapinha no ombro do aspirante.

Zaituc pensou que aquele era um modo tocante de não deixar que a memória dos mortos caísse no esquecimento; e abriu o canal de comunicações para se desincumbir da missão recebida.

- NSU "Neobosit" chama NSU "Neînfricat"... gostaríamos de desejar a todos a bordo um feliz Natal e sucesso em sua patrulha!

Uma lâmpada acendeu-se no console à frente de Zaituc. Intrigado, ele apertou um botão e uma voz soou em seus fones de ouvido:

- A tripulação da NSU "Neînfricat" agradece e deseja o mesmo, NSU "Neobosit". Feliz Natal!

O comandante virou-se para ele e comentou:

- Nem todos respondem... mas aqueles que desapareceram depois de começada a tradição, não vão deixá-la morrer.

E, de olhos fixos na tela central da ponte de comando:

- Não seremos esquecidos.

- [22-05-2021]