De cada qual, segundo sua capacidade

Andreas recebeu a notícia ainda no café da manhã. Exultante, deu as boas novas para a mãe.

- Fui aprovado, mãe! Nem acredito que venci aquele robô na disputa pela vaga na colônia de Zeta-LXXII!

- Você estava disputando a vaga com um robô? - Questionou a mãe, incrédula.

- Um modelo R-4000, ao que me parece - Andreas deu de ombros, enquanto retirava dois waffles da torradeira.

- Pensando bem, isso nem deveria ser tão surpreendente - avaliou a mãe, passando geleia num waffle. - Os R-4000 precisam de ambientes estáveis e não lidam bem com mudanças bruscas. Para esse tipo de serviço, os humanos ainda são mais adequados; e eu ressalto o "ainda".

- O entrevistador me disse que os robôs estão evoluindo nesse aspecto, mas que preferem humanos na implantação de colônias nos Planetas Exteriores - afirmou Andreas com orgulho.

- Por uma razão simples: humanos são mais baratos e fáceis de reproduzir - minimizou a mãe, pingando adoçante na xícara de café. - E depois que a fase de implantação houver passado, podem mandar robôs como esses R-4000 para administrar a colônia. Ou modelos mais avançados.

- Assim fica parecendo que o nosso trabalho é só abrir caminho para os robôs, mãe - protestou Andreas.

- Bem, ao menos ainda temos alguma serventia, não é? - Redarguiu a mãe com um sorriso triste. - Pior será quando chegarem à conclusão de que não servimos nem mesmo para isso...

- [22-03-2021]