Para quem gosta de Ficção
Ano passado, eu li a Cidade do Sol de Tommaso Campanella, o livro é considerado o segundo do gênero utopia do mundo ocidental, o primeiro foi escrito por Thomas Morus. Na verdade, eu nunca fui muito fã de fantasia ou ficção, mas de um tempo para cá estou me tornando mais adepto a este gênero. Acredito que assim como o humor, a música e a poesia, a literatura é a espinha dorsal de uma sociedade. E cada gênero literário também faz parte disso.
Recentemente, eu li na contracapa de um livro, que o gênero literário de ficção é o caminho para se dizer a verdade de diferentes maneiras. Essa frase me chamou a atenção, o livro era Fahrenheit 451 que conta a história de um bombeiro num futuro distópico, onde livros são proibidos e devem ser queimados. Ray Bradbury, o autor do livro, fazia uma crítica direta ao nazismo que queimava livros a céu aberto.
A ideia de criar uma história para o futuro trazendo um tema do contexto atual, me cativou, desde então não parei mais de ler contos e aventuras distópicas.
Durante o ano passado em meio a pandemia, a escrita foi o refúgio e o porto seguro. Eu tentei participar de alguns concursos, só que eu não consigo. A escrita para mim, deve ser livre, eu escrevo sobre o que eu tenho vontade, quantas páginas, folhas ou caracteres eu quiser. Se eu me prendesse a participar de concursos eu quebraria o maior princípio que a escrita me possibilita, a liberdade de escrever e ser o que eu desejar. Mas mesmo assim, fui insistente e tentei participar de um concurso literário sobre uma sociedade distópica, como outras vezes, o escrito acabou jogado em alguma pasta do meu google drive. Durante o fim do ano passado, achei o escrito e comecei a desenvolvê-lo, tomei gosto pela história e o terminei há dias atrás.
O que era para ser um conto para algum concurso literário (que eu nem lembro mais) acabou se tornando um romance distópico de uma sociedade totalmente passiva a um governo manipulador que detém o monopólio da tecnologia e informação. Publiquei o conto no KDP e o deixei gratuito por alguns dias.
Quem quiser dá uma olhada, abaixo está o link.
Só para constar, eu acredito que o Ray Bradbury estava certo, a ficção é um dos caminhos para se enxergar a verdade.
https://www.amazon.com.br/conto-Na%C3%A7%C3%A3o-Luis-Couto-ebook/dp/B08YXWJQ5L/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=o+conto+da+nacao&qid=1615842173&sr=8-1