As crônicas de StarWomen

O lançamento do The World Beyond foi um dos momentos mais aguardados da minha vida. Foi uma longa jornada desde que decidi seguir a carreira de astronauta, e de repente, eu estava lá sentada aguardando a contagem de lançamento de uma das missões mais importantes da história.

Como pilota e engenheira da aeronáutica, nunca havia passado sequer da estratosfera. Então precisamos de dois anos de treino e preparação para desbravar um outro planeta. O objetivo era simples: levar seres humanos em Marte pela primeira vez. Só que para isso deveríamos abastecer nosso módulo em uma base orbital na lua, e só aí partiríamos para Marte.

Um dos problemas de se fazer viagens interplanetárias tripuladas, era sem dúvidas a quantidade de recursos que poderíamos levar a bordo de um foguete. A equação de combustível é bem cruel quando o assunto é vencer a gravidade terrestre. Você precisa levar o suficiente para carregar o peso do foguete, das cargas, para manter a aceleração e também o peso do próprio combustível...

E se não bastasse tudo isso, erros de cálculo eram inadmissíveis. Provavelmente estávamos carregando alguns míseros BILHÕES de dólares naquela missão, além é claro, de estarmos arriscando nossa própria vida. Coisas como explosões no ar, radiação solar, falta de comida, falhas mecânicas ou humanas e etc... Foram duramente revisadas antes do lançamento, e qualquer mínimo contra tempo poderia significar insucesso da missão.

O cosmonauta Kzanir estava sentado ao meu lado esquerdo, servindo de copiloto. Atrás de nós havia Neil, Isaac e Carl, os outros três astronautas que verificavam os equipamentos.

"Base de controle P1 para Alisa, confirmar parâmetros de segurança, decolagem em 1 minuto."

" Ativo e operante P1, prossiga."

"Nossos sistemas indicam sub-pressurização no setor de comando, por favor confirme posição."

- Carl desliga esse ar... - Reclamei de uma forma bruta, mas ele mantinha um bom humor e apenas deu uma curta risada enquanto desligava.

"Afirmativo P1, prosseguir"

"Iniciando contagem regressiva, certifiquem-se de usar os cintos de segurança."

Aqueles eram os 30 segundos que me separavam da maior missão espacial já empreendida na história da humanidade. Um pequeno passo para uma garota, mas um grande passo para a humanidade.

— Não acredito que literalmente estou indo para um outro planeta, parece coisa de ficção científica!

— Sim, parece realmente inacreditável que iremos tão longe... Será que essa é a sensação de ser um personagem histórico?

— Histórico? Porque vamos aparecer nos livros de história?

— É... vai ter nossos nomes lá...

— Mas não é pela glória... É pelo desafio, e para alcançar o desconhecido.

A contagem regressiva começou, no último segundo o foguete pegou ignição e sentimos um tranco conforme fomos afastando do chão. Em uma tela podíamos ver o evento sendo televisionado para o mundo todo. Havia uma equipe de 18 pessoas na base de comando euforicamente comemorando o ato, centenas aplaudindo de perto da base de lançamento, mas milhões de suas casas.

"Base de comando para P6, o lançamento foi um sucesso. A primeira viagem tripulada está sendo espectada com ansiedade e esperança por todo o mundo. Todos os terráqueos lhe desejam sorte.