A caminho da cidade
Chovia. Finnley ouviu o ruído do motor do aerocarro antes que o veículo emergisse das nuvens escuras sobre o posto de abastecimento. Ele aguardou sob a marquise circular até que o aerocarro pousasse em frente ao terminal de recarga; em seguida, ergueu o capuz do uniforme e correu para atender ao cliente.
- O que vai ser? - Indagou ao motorista, que aguardava atrás do volante.
- Completa o hidrogênio - replicou o homem, entregando-lhe a chave. E apontando para o edifício do posto:
- Você tem um terminal bancário lá dentro?
- Tenho. Mas pode pagar por transferência eletrônica, não precisa sacar dinheiro - tranquilizou-o Finnley.
O homem abriu a porta do aerocarro, cobrindo a cabeça com um jornal.
- Não vou sacar dinheiro, preciso pagar uma multa!
- Em frente à porta - informou Finnley, acoplando a mangueira ao tanque de combustível do aerocarro.
O cliente abriu a porta de vidro do posto e Finnley viu-o em frente ao terminal bancário. Saiu pouco depois, com um recibo impresso na mão.
- Esqueci de pagar a autorização de tráfego no prazo - explicou, sentando-se novamente atrás do volante. - Imagine se tento entrar em Osvoqa com uma autorização vencida!
- O mais provável é que fosse rebocado - avaliou Finnley, concluindo o reabastecimento. - E esse modelo é de antes da guerra, não é?
- Sim, tempos menos complicados - assentiu o homem. - Minha mulher o dirigia, quando nos conhecemos.
E sem que Finnley perguntasse, acrescentou:
- Ela morreu no bombardeio de Taqqur. A casa foi destruída, o aerocarro foi só o que sobrou...
- Meus sentimentos - foi a única coisa que ocorreu a Finnley responder.
- Mas a gente precisa continuar, não é mesmo? Eu vou para Osvoqa, ela sempre quis ir lá... mas aí, veio a guerra...
O cliente pressionou o polegar direito contra o terminal de cobrança que Finnley lhe apresentou, para chancelar o pagamento do serviço. Em seguida, acionou o motor do aerocarro, subindo na vertical até desaparecer entre as nuvens.
Finnley voltou para dentro do posto, pensando se Osvoqa ainda existiria quando o velho aerocarro chegasse até lá. A guerra, assim como a chuva, não parara.
- [28-01-2021]