Mar de nuvens

A Srta. Patel entrou na sala trazendo um garoto da nossa idade pela mão.

- Dêem as boas vindas ao Duncan, ele foi transferido para a turma de vocês!

Como de costume, a turma se uniu num coro de "bem-vindo, Duncan". Em seguida, a Srta. Patel levou o recém-chegado até a carteira ao lado da minha, que estava vazia.

- Este é o Mason - apresentou-me ela. - Você pode explicar como as coisas funcionam aqui?

- Sim, Srta. Patel - assenti.

- Mas não durante a aula, claro - ressaltou, erguendo o indicador.

Naturalmente. Duncan me olhou com dois olhos grandes, de um azul desmaiado.

- Quantos anos você tem? - Cochichei.

- Nove - respondeu hesitante. - Acho que são nove...

Não pude perguntar o que ele quisera dizer com aquilo, pois a Srta. Patel nos lançou um olhar atravessado: nada de conversas paralelas durante a aula. Tive de conter minha curiosidade até o intervalo, quando meus colegas saíram correndo ruidosamente para o pátio.

- Você não vem? - Perguntei, apontando para a porta da sala.

- Eles foram... para o exterior? - Indagou ele, com expressão de dúvida.

- Nós brincamos lá fora - expliquei.

- Não vão colocar nenhum traje de proteção? - Questionou, sem fazer menção de sair do lugar.

- Não precisa. De onde você veio? Marte?

Ele abanou negativamente a cabeça.

- Vênus. Se tivesse vindo de Marte, iria ter problemas com a gravidade daqui...

Eu vira na TV. Em Vênus, as pessoas viviam em cidades flutuantes, acima da camada de nuvens, que era tóxica.

- Nunca conheci ninguém de Vênus - afirmei. - Mas você vai gostar daqui, não precisa de um tanque de oxigênio para andar pela cidade...

Saímos para o pátio, ele andando atrás de mim cautelosamente. Ao olhar para o céu da manhã, seus olhos se arregalaram ainda mais.

- Nossa!

- O que foi? - Indaguei, preocupado.

- Nunca pensei que um dia iria estar na superfície de um planeta, olhando para as nuvens lá em cima!

Olhei para o alto. A visão era tão corriqueira que eu não havia imaginado que alguém a poderia achar surpreendente.

- Em Vênus, vocês olham para baixo quando querem ver as nuvens, não é?

Duncan riu.

- É como se aqui tudo estivesse de ponta-cabeça!

- Aqui é o fundo do mar de nuvens - declarei solenemente.

E, felizmente, a gravidade da Terra nos impedia de flutuar e furar as nuvens que passavam sobre nós...

- [26-01-2021]