Antropoceno

A beleza do pôr do sol africano disfarçava o perigo que jazia bem próximo. Damian consultou seu relógio de pulso e deu a ordem:

- Vamos! Melhor sair daqui antes que os leões resolvam ir à caça...

Eu e Melanie entramos no Land Rover, estacionado à beira da estrada de terra que cortava a reserva natural. Damian deu a partida. Tomamos o rumo da sede administrativa, cerca de 10 km adiante.

- Esses leões são realmente perigosos? - Indagou Melanie. - Achei que eram usados somente para assustar turistas...

- Não são mais figuras animatrônicas, - explicou Damian - são leões de verdade. Desde que o programa de clonagem deslanchou, estamos repovoando a África com animais de verdade. Chega de réplicas!

Passamos por uma manada de elefantes à beira do rio. Eles olharam o veículo com curiosidade, mas depois voltaram ao que quer que estivessem fazendo antes de nos aproximarmos.

- E aqueles ali? - Indaguei. - São de verdade?

- Infelizmente, ainda não - suspirou Damian. - Elefantes vão dar um pouco mais de trabalho, até pelo tamanho, mas estamos trabalhando nisso. Por enquanto, tivemos sucesso com os gnus, zebras... e leões.

- Será que depois que houvermos trazido estes animais de volta, realmente vamos assegurar que não serão extintos novamente? - Questionou Melanie, enquanto o Land Rover chacoalhava na estrada acidentada.

- Quem sabe - deu de ombros Damian. - Mas ao menos teremos a possibilidade de recomeçar. E um dia, quem sabe...

Ergueu brevemente os olhos para as primeiras estrelas que surgiam no céu africano.

- ...um dia os levaremos conosco, para povoar outros planetas que iremos encontrar lá em cima.

- [05-01-2021]