Professor visitante

- Você não precisa realmente ir lá - relembrou Kai, quando Mekhi estava acabando de fechar as malas.

- Eu sei; todavia, é algo que realmente eu sempre quis fazer - arguiu Mekhi. - Conheço aquelas crianças apenas por seus perfis no banco de dados, nunca estive com elas pessoalmente e talvez não tenha a oportunidade de fazer isso futuramente. Pode achar isso antiquado, mas...

- Não é só antiquado, é desconfortável - reiterou Kai. - Vão ser seis meses em criossono até a Base Gallegos; a gravidade na superfície é de 1,2 g, e você não vai poder circular na superfície sem um traje espacial.

Mekhi apenas balançou a cabeça, em concordância.

- Agradeço por tentar me demover, mas realmente já está decidido. Se tudo correr bem, serei um dos professores destas crianças nos próximos dez anos; conviver com elas por algum tempo, me ajudará na tarefa de compreendê-las e orientá-las. Faz parte do meu trabalho, você sabe.

Kai abriu as mãos, reconhecendo a derrota.

- Você é um professor à moda antiga, Mekhi. Ninguém faz mais isso hoje em dia...

E depois, pensativo.

- Aliás, há alguns séculos que ninguém se dá ao trabalho em conhecer pessoalmente os alunos, em mundos distantes...

- [31-12-2020]