O novo franqueado

A projeção holográfica era varrida por faixas horizontais em intervalos regulares; a recepção naquele fim de mundo era ruim, para dizer o mínimo.

- Como já deve ter percebido, Ahr Ki, minha chegada à Domera vai atrasar... um pouco - justificou-se Jo Mara, caneca cheia de chá goriano quente entre ela e a base do projetor holográfico.

- Eu estou com tudo pronto desde a semana passada, só esperando pela sua encomenda - lamentou Ahr Ki, também sentado numa confortável cadeira de braços estofada - Como foi parar em Venola, afinal de contas?

- Defeito no hiperdrive da nave velha que alugamos em Twala-IV - explicou Jo Mara. - Arqueólogos são mal pagos, você deve saber... principalmente quando passamos muito tempo sem fazer alguma descoberta importante. Nossos contratantes quase sempre são governos locais, em busca de um pouco de publicidade para seus planetas para os quais ninguém dá a mínima.

- Mas se a nave é alugada... vocês não acionaram o socorro? - Questionou o interlocutor.

- Oh sim... e me disseram que teriam a imensa satisfação em reparar o defeito, se eu levasse a nave até o posto de assistência técnica mais próximo, em Dothan-C - Jo Mara esfregou as mãos enluvadas e levou a caneca aos lábios. O chá, pelo menos, era de boa qualidade.

- Dothan-C? Onde é isso? - Ahr Ki franziu a testa.

- Uns 200 pc de distância de Venola - suspirou Jo Mara. - E não há nenhuma linha comercial direta para lá, saindo dessa bola de gelo. Ainda estamos tentando descobrir um meio de convencer a locadora a mandar um técnico até aqui, mas eles estão irredutíveis: dizem que nosso contrato de aluguel não cobre atendimento fora das oficinas credenciadas.

- Mas que pilantras! - Exclamou Ahr Ki. - E até você conseguir consertar a nave, não recebo minha encomenda.

Em seguida, mão no queixo:

- Como é o nome dessa locadora picareta?

- Finn Intergaláctica, de Twala-IV.

O holograma de Ahr Ki moveu-se para o lado, enquanto ele consultava um console que não estava visível para Jo Mara.

- Bem, eu não sou advogado de defesa do consumidor, mas como técnico de informática ainda conheço alguns truques - anunciou finalmente. - Aguarde, que o seu socorro está a caminho.

- Espero e confio - redarguiu Jo Mara, tomando outro gole de chá.

* * *

Dois dias inteiros se passaram em Venola, e Jo Mara já estava se perguntando se afinal de contas o socorro prometido por Ahr Ki viria, quando o próprio fez uma ligação holográfica para ela:

- Desculpe a demora, precisei resolver alguns detalhes burocráticos... mas agora, é oficial: a Finn Intergaláctica possui uma oficina credenciada em Venola.

Jo Mara arregalou os olhos, surpresa.

- Como conseguiu isso?

- Abri uma franquia em nome do prefeito dessa cidadezinha onde está... Lanoha, correto?

- Correto... mas de onde conhece o prefeito de Lanoha? - Questionou Jo Mara.

- Eu não conheço - admitiu Ahr Ki. - E é melhor que ele também não fique sabendo quem eu sou, já que a farsa não vai durar muito... basta que dê tempo de vocês saírem de Venola.

Lanoha não possuía instalações para reparos de astronaves, mas a Finn Intergaláctica ficou feliz em deslocar um dos seus cargueiros de manutenção para a órbita do planeta, e técnicos para consertar o defeito na nave alugada. Tudo isso, claro, enquanto o novo franqueado não terminava a instalação de uma oficina própria.

Desnecessário dizer que isso jamais aconteceu.

- [14-12-2020]