Domingueira

- Nunca estou em casa aos domingos - ela declarou ao telefone.

- Mas se você trabalha de segunda a sábado... - arguiu o interlocutor.

- Pode ser no sábado à tarde; só trabalho pela manhã - decidiu-se.

- Sábado à tarde, então.

Sarah preferia receber a encomenda em mãos, em vez de pedir para deixá-la na portaria do prédio aguardando sua chegada. A planta viria num vaso grande, e ela não queria que recebesse muitos olhares curiosos exposta numa área de passagem.

- É para decoração - informou ao porteiro quando foi receber a encomenda.

- Ela é bem diferente - avaliou o homem.

- O nome é domingueira - redarguiu, sem mais nada acrescentar.

- Precisa de ajuda para levar até o elevador?

- Não, tudo bem - agradeceu Sarah.

No sábado à tarde, pôde subir sozinha até o quinto andar, onde morava. Entrou no apartamento (uma quitinete, na verdade) e colocou o vaso próximo à janela da sala, virada para o nascente. A planta pegaria apenas o sol da manhã, o que era recomendado por quem a cultivava.

- Gostou da vista? - Indagou para sua nova companheira, num vaso de barro cru sobre um prato de plástico preto.

Não havia realmente muito o que ver: a quitinete ficava nos fundos e a paisagem era dominada pelas traseiras de outros edifícios; tudo muito cinza e branco. A planta no vaso, contudo, quase fluorescia num tom de azul profundo.

- Lá, de onde você veio, qual era a cor do céu? - Indagou Sarah, erguendo os olhos para os céus cinzentos sobre a cidade. - Dizem que aqui eles já foram azuis, mas faz muito tempo que nublado é a norma.

Acariciou as folhas largas e aveludadas da planta. O outro motivo pelo qual investira um bom dinheiro na aquisição da mesma, é que mastigar pedacinhos dela podia induzir transes que muitos equiparavam a viagens astrais sob controle consciente. O governo ainda não considerava tal como uso de substância ilícita, já que poucos se arriscavam a experimentar uma substância oriunda de outro sistema solar. Mas se isso começasse a criar uma competição com os sistemas de entretenimento legal, imaginou, tudo poderia mudar.

Era melhor ter sua domingueira privativa em casa, avaliou.

- [02-12-2020]