A longo prazo

- Não fazia sentido, a menos que você tivesse a capacidade de comer cores - explicou Blake para Finlay, ao voltar para o acampamento com Xander. - E aí, eu entendi: sim, eles tinham. Ao menos, figurativamente.

- Comprimentos de onda - deduziu imediatamente Finlay.

- Exato - aquiesceu Blake. - Esses exploradores vieram de um mundo com um sol ou sóis muito mais energéticos do que o deste sistema solar, talvez da classe espectral F ou A. Ao descerem aqui, avaliaram que havia a possibilidade de colonizarem o planeta, já que este reunia algumas das condições de habitabilidade de que necessitavam, mas não todas. Resolveram então deixar o radiofarol na lua externa, para alertar outros da sua espécie que por aqui viessem no futuro.

- Aparentemente, nunca mais voltaram - acrescentou Xander. - A base temporária que montaram nesse planeta deve ter sido abandonada há mais de meio milênio. Ou perderam o interesse, ou estão dando um tempo para ver como evoluiu a experiência feita.

Os três homens voltaram então seus olhos para a tela holográfica que flutuava no ar à frente deles. Nela, sucediam-se imagens feitas ao nível do solo da característica que atraíra sua atenção quando entraram em órbita daquele planeta: a partir de um ponto central, onde estavam os restos da base alienígena abandonada, a vegetação que cobria o solo naquela península mudava gradualmente de cor. De tons vibrantes vermelhos e amarelos, tornava-se verde-escura, como no restante do planeta.

- Foram capazes de alterar a pigmentação da vegetação nativa para absorver outros comprimentos de onda, mas aparentemente elas não tiveram muito sucesso em substituir as nativas em eficiência - avaliou Blake.

- Em qual escala de tempo? - Questionou Finlay. - Se dependem de uma alteração do comprimento de onda da radiação emitida pelo sol deste sistema, talvez em mais um dois bilhões de anos as condições estejam perfeitas para que o planeta se torne habitável para eles. E até lá, a vegetação alterada se tornará dominante.

- É um plano com um período de execução extremamente longo - replicou Xander. - A espécie pode se extinguir ou perder o interesse em colonizar outros planetas durante esse período.

- Desconfio que eles não têm o nosso imediatismo - comentou Finlay. - Se forem realmente criaturas que evoluíram a partir de plantas e têm a capacidade de processar a luz solar diretamente, então uns dois bilhões de anos podem nem significar tanto assim.

Os três homens calaram-se. Parecia que haviam testemunhado uma pequena parte de uma história da qual talvez algum dia descobrissem o início, mas jamais poderiam certificar-se de como terminaria.

- [22-10-2020]