Use a imaginação

As ondas oleosas quebravam mansamente contra a praia rochosa; era uma visão adorável, apesar do nevoeiro permanente dificultar a visão à longa distância.

- Estava pensando em tirar o traje espacial e dar umas braçadas? - Ouviu Martin perguntar pelo rádio do capacete.

Virou-se e ali estava ele, parado observando-a, braços cruzados. Teve que rir perante a ideia absurda: sair do traje numa temperatura de -180º C significava morte quase instantânea; isso sem falar na atmosfera absolutamente irrespirável, composta basicamente por nitrogênio e um pouco de metano.

- Teríamos que nos transformar em alguma outra coisa antes de podermos nadar ao ar livre nesses lagos de metano... - replicou.

- Isso provavelmente nunca será conseguido - ponderou Martin, colocando-se ao lado dela. - Também falam em colonizar esse lugar, mas o mais provável é que tenhamos aqui apenas fábricas automatizadas controladas por robôs.

- E mesmo assim, é curioso encontrar um cenário que lembra tanto a Terra numa lua de Saturno, não acha?

Martin balançou afirmativamente a cabeça, dentro do capacete.

- Provavelmente não há nada tão parecido com a Terra em todo o Sistema Solar, nem mesmo em Marte. Isso, se você esquecer que esse lago é de metano e que a areia da praia é gelo de água...

Uma ondulação contrária ao movimento das ondas percorreu a superfície do lago cerca de trinta metros distante da praia, seguida por uma série de grandes bolhas que estouravam ao atingir a superfície.

- E aquilo? O que acha que seria? O equivalente do Monstro do Lago Ness em Titã? - Gracejou ela.

Martin havia cruzado novamente os braços.

- O mais provável é que seja uma erupção de etano no leito do lago. Não detectamos nenhum sinal de vida até agora, por mais exótica que possa ser...

Ela estava novamente absorta nas ondas que se quebravam mansamente, impulsionadas pelo vento, pronta para ver a cabeça de uma serpente marinha emergir do lago escuro. Mais além, nova sucessão de bolhas revolveu a superfície do líquido, fazendo eco aos seus pensamentos.

- [20-10-2020]