Os visitantes da Terra

- Amanhã trará algo de novo, portanto deixe hoje como lembrança.

Parei de escrever no pergaminho, coloquei a pena no tinteiro, e encarei Nalich com curiosidade.

- O que vai acontecer de tão importante amanhã?

- Uma nave da Terra fez contato - redarguiu em tom solene. - Deve estar pousando pela manhã.

Ergui as sobrancelhas.

- Terra... quanto tempo faz que não vinham por estas bandas?

- Você não era nascido, com certeza, - assegurou Nalich - mas eu me lembro muito bem. A nave deles pousou no descampado ao sul da vila. Ficaram entre nós por algumas semanas, antes de seguir viagem.

Alisei o pergaminho com o punho, pensativo.

- Terra... sim, copiei alguma coisa sobre eles. Quase destruíram seu mundo numa guerra nuclear, não foi isso?

- Esses mesmos - confirmou Nalich. - É quase um milagre que tenham conseguido reconstruir sua tecnologia ao ponto de retomar as viagens interestelares.

- Será que não são os mesmos que aqui estiveram, de volta? - Questionei.

- Eu perguntei isso, responderam que não; estão vindo diretamente da Terra. Por isso eu digo que o amanhã nos trará algo de novo: se eles conseguiram passar pelo filtro da autodestruição, é uma prova de que atingiram a maturidade cósmica.

- Talvez às custas da destruição de boa parte do seu próprio planeta e habitantes - ponderei. - Os sobreviventes não devem ter tido outra alternativa que não se unirem para sobreviver.

- Enfim, vamos ao campo amanhã, dar-lhes as boas vindas - disse Nalich. - E ouvir as histórias de sobrevivência que têm para nos contar.

Na manhã seguinte, eu, Nalich e boa parte da vila nos agrupamos às margens do campo, ainda coberto pelo orvalho matinal. A nave da Terra apontou no céu azul e acionou seus retrofoguetes para pousar, em meio a uma coluna de chamas. Nós nos afastamos prudentemente até uma distância segura, sob as árvores.

- Essa nave é bem maior do que a primeira que esteve aqui - avaliou Nalich.

- Fizeram progressos - repliquei.

Uma rampa metálica destacou-se do casco da astronave e tocou o chão. Finalmente, os terrestres começaram a descer em fila, organizadamente, seus trajes espaciais brilhando à luz do sol. Nalich adiantou-se, para saudá-los.

- Bem-vindos, homens da Terra!

- Do que foi que nos chamou? - Indagou o que vinha à frente, começando a remover o capacete.

Finalmente, uma cabeça coberta de pelos negros e encimada por duas orelhas redondas surgiu. Sobre um focinho cinzento, cônico, dois olhos escuros nos encararam com tranquila curiosidade.

- Deixe-me fazer uma correção - ele disse. - Nós viemos da Terra, mas não somos homens. Os homens estão extintos.

- [09-10-2020]