A voz do GPS

Enquanto motoristas entravam e saíam do tráfego, tudo em que ela podia pensar era naqueles que precisavam de um transplante.

- Não há helicópteros suficientes - comentou Theodore, olhos na avenida congestionada à frente. - E isso quando você consegue um doador adequado.

- Ouvi falar que poderiam usar drones para o transporte - replicou ela. - Mas parece que desistiram.

- A ideia em si era boa, mas drones, como tudo o mais que usava tecnologia embarcada, está proibido.

O trânsito à frente acelerou ligeiramente e ele moveu a alavanca de câmbio.

- Nem sei se podemos reclamar. Ainda dá pra tocar a civilização sem inteligência artificial e máquinas sofisticadas, mas a nossa geração vai levar um tempo para se acostumar. As crianças provavelmente se adaptarão com mais rapidez, como costuma acontecer; e os filhos delas, aí sim, nunca terão conhecido nada diferente dessa realidade analógica.

Ela o encarou com apreensão.

- Acredita que vai levar tanto tempo assim?

Theodore balançou a cabeça, afirmativamente.

- Talvez nunca venhamos a superar esse limite autoimposto e tenhamos que aprender a conviver com ele, da melhor maneira possível. Que não possamos mais ter internet, celulares e assistentes digitais, bem como drones e equipamentos de alta tecnologia, talvez seja um preço pequeno a pagar pela enorme quantidade de erros que nos trouxeram até aqui.

Finalmente conseguiram sair da pista principal e entrar numa rua menos movimentada. Theodore ligou a sirene da ambulância.

- Acho que vamos conseguir chegar a tempo - avaliou.

Um grupo de técnicos já os aguardavam nos fundos do hospital. Theodore desceu e abriu as portas traseiras do veículo.

- Apenas duas caixas de radiocomunicadores para vocês - conferiu no manifesto. - Sei que haviam pedido o dobro, mas a procura tem sido grande.

- Pelo menos, não são pagers - conformou-se um dos técnicos.

- Pagers ainda continuam proibidos - lembrou Theodore, antes de voltar para trás do volante.

- Para onde agora? - Indagou.

Ela consultou um mapa impresso, cheio de anotações e rabiscos.

- Centro Médico da rua 47. Siga em frente e dobre na terceira rua à esquerda.

- Você manda - ele replicou.

Ato contínuo, ligou a sirene.

- [07-10-2020]