Truque novo

- Por favor, tente convencê-lo a vir; por mim.

Prestes a entrar no carro, fiz um gesto negativo de cabeça, com tristeza.

- Ele ainda não se acostumou com a ideia, mas verei o que posso fazer.

Sentei-me no assento do carona e Lesley deu a partida.

- Sua mãe ainda não entendeu que Daniel não quer vê-la?

- É difícil. Mesmo para mim, foi difícil de aceitar.

Lesley parecia concentrada na direção e não respondeu.

- Você também não quis entrar na casa - observei.

Ela suspirou.

- Como vou dizer isso... é estranho, Gabriel. Não vou negar que sinto um certo receio...

- Não há nada de estranho lá dentro para se ter medo. Você não percebe a presença do comensal.

Lesley me deu uma rápida olhada, mãos no volante.

- Creio que isso é o que me assusta mais... e ao Daniel. Você não vê o tal comensal!

- Não é um parasita, Lesley. Não é como naqueles filmes de terror, em que uma criatura invade um ser humano e o controla...

- Mas o comensal se incorporou à estrutura da casa, e agora sua mãe vive dentro dele. Entendo que esse foi o método que encontraram para entrar em contato conosco, e que sua mãe foi voluntária, pois atendia os requisitos do programa do governo. Mas isso também não significa que ela pode ser considerada... descartável?

Isso era algo em que eu já havia pensado, muitas vezes. Embora a possibilidade de contaminação biológica, houvesse sido eliminada, ninguém sabia exatamente o que poderia resultar dessa convivência próxima entre organismos tão diferentes quanto um ser humano e o comensal. A atividade não era totalmente desprovida de riscos, daí todos os que se inscreveram no programa serem voluntários.

- Ela é viúva, mora só e preenchia o perfil - avaliei. - Considerou que poderia ser útil à toda humanidade aceitando fazer parte deste... experimento.

Lesley fez um aceno de cabeça.

- Mesmo que isso signifique perder o neto.

- Ainda tenho esperanças de que Daniel acabará mudando de ideia - redargui.

Quando chegamos em casa, Daniel estava parado em frente à garagem, nos aguardando.

- Como sabia que estávamos vindo? - Indagou Lesley, surpresa.

- Foi a vovó quem avisou... - respondeu o menino. - Ela veio nos visitar.

Pela janela da sala, pude ver minha mãe. Ela acenou para nós.

- Acho que aprendi um truque novo! - Exclamou sorridente.

- [01-10-2020]