2020 - BURROCRACIA

Ele se aproximava do Centro de Inclusão Digital. A URL desejada já estava na ponta da língua. Seu sorriso cordial não foi retribuído por uma atendente com cara de poucos amigos que estava atrás do balcão:

- POST ou REQUEST ?

- Na verdade, tenho um REQUEST normal seguido de um POST bem curto, de pouco mais de uns 15 caracteres.

- São requisições separadas, você deve fazê-las em duas vias distintas, com três cópias cada uma.

- Mas... o post não tem mais de quinze caracteres! Não dá para quebrar o galho?

- Quem quebra galho é macaco! REQUEST é REQUEST, POST é POST! São as normas.

Ele voltou abatido para uma mesa ao lado do balcão. Duas requisições demorariam demais!!! Olhou para as duas URLs com carinho. E se ele... Olhou para a atendente. Não, ela não parecia ter maiores conhecimentos técnicos. "Sim, tem um jeito de eu embutir este POST na requisição original! Acho que ela não vai perceber..." Reescreveu então sua requisição e se apresentou ao balcão mais uma vez:

- Certo, dispenso o POST. Só quero fazer esta requisição aqui. - e apresenta a nova URL à atendente.

Ela olha atenta. Aparentemente desconfia de algo, mas resolve não expor sua ignorância técnica sobre o conteúdo daquilo. Apenas pergunta:

- Você vai querer também as imagens?

- Como assim? Por que as dispensaria?

- Política nova! Você deve bem saber que cada imagem da página de resposta gera uma nova requisição, não é? Isso significa maior demora. Só estou tentando te ajudar...

Mais essa agora!! Sim, a situação estava alarmante! O protocolo IPV12 precisava logo ser concluído, ou o mundo cairia no completo caos! Há 30 anos atrás qualquer um acharia um absurdo que as imagens de uma página não viessem automaticamente com seu texto. Mas, na situação atual, realmente fazia sentido! E isto era torturante!

- Pode vir sem as imagens! Eu as dispenso!

- Certo, assim você vai poder obter sua resposta em apenas 36 horas, no máximo...

- 36 horas?????

- Isso! Você deseja receber sua página renderizada, não é?

- Óbvio que sim!

- Então... 36 horas é o melhor que podemos garantir!

Ele pensou com mais cuidado. Era muito tempo! Não deveriam existir muitas tabelas, as imagens eram dispensáveis, a formatação até que nem tinha essa importância toda... Sim, podia ser.

- Em quanto tempo me entregam sem renderizar?

- 24 horas para entregar apenas o fonte HTML da requisição.

Pensou um pouco, e decidiu:

- Ótimo! Podem mandar sem renderização mesmo!

- Tudo bem. Então assine aqui estas duas vias do pedido e... O senhor já tem cadastro conosco? A firma é reconhecida ?

- Sim!

- Excelente! Mandaremos o resultado do seu REQUEST pelo correio!

- Em 24 horas?

- Bom, vai sair daqui em 24 horas... Não nos responsabilizamos pelo tempo de envio dos correios. Eles cobram uma taxa extra para envios urgentes. Quer contratar isto?

Ele botou a mão no bolso, e percebeu estar totalmente desprevenido monetariamente.

- Não. Costuma demorar muito? Minha casa nem fica a duas quadras daqui...

- Se tiver sorte, não! Nossos correios são bem eficientes!

Ele retornou à sua casa. No caminho, pegou na locadora um filme que havia solicitado há umas 3 semanas, e que por uma sorte inacreditável já estava disponível para empréstimo! Pelo menos teria algo com o que se distrair enquanto aguardava o retorno de sua requisição à Rede Mundial de Informações...

-------------------------------------------------------------------------

A encomenda chegou pouco mais de duas horas após as 24 previstas pelo Centro de Inclusão Digital. Os correios de seu país eram mesmo bem eficientes!!!

Abriu o envelope pardo apreensivo. Havia um cabeçalho gigantesco no começo da página, scripts certamente úteis há algumas décadas atrás para deixar a página mais atrativa, mas que nas atuais circunstâncias eram um incômodo sem tamanho! Foi direto à segunda página: mais Javascripts!!! Que inferno!!

Ao levantar a terceira e última página HTML, foi incapaz de conter sua decepção. Gritou um sonoro: "Caralho!!! Puta que pariu!!!" Ele tombou pesadamente na cadeira. Teria que repetir a requisição amanhã!!!

Na página largada sobre a mesa, bem em seu centro, se lia o seguinte texto, envolto em tags de comandos de hipertexto destacando-a em negrito vermelho (e ele só sabia que era negrito e vermelho pelo atributo color=#ff0000 associado à tag FONT, antecedida pela tag B): "Sistema indisponível! Favor tentar mais tarde..."