Tecnologia obsoleta

Ele apagou a luz e foi então que viu: um globo azul fluorescente brilhava bem no meio do quarto, a meio caminho entre o piso e o teto. Antes que conseguisse falar alguma coisa, o globo esticou-se numa forma humanoide e apagou-se. Na semi-obscuridade do aposento, viu então que estava diante de um homem vestido com estranhas roupas de couro.

- Você é Reuben Vargas? - Indagou.

- Sim, mas... quem é você? De onde veio?

- Não tenho tempo para perguntas - retrucou o intruso, consultando um dispositivo que lembrava vagamente um relógio de pulso. - Você precisa vir comigo agora.

Antes que Reuben pudesse esboçar um gesto de defesa, o intruso o agarrou pelo braço. Com a mão livre, apertou um botão em um aparelho que trazia pendurado ao cinto. Um brilho azul os envolveu e ele teve que fechar os olhos. Quando os reabriu, não estava mais em seu quarto.

* * *

A luz do dia feriu seus olhos e um ar seco encheu suas narinas. Ele e seu sequestrador estavam ao ar livre no que parecia ser um grande pátio coalhado de ruínas brancas sobre um piso de lajotas pretas e brancas, como um imenso tabuleiro de xadrez. Acima deles, um céu azul enevoado.

- Unidade 49, estou com Reuben Vargas - informou o captor pelo dispositivo de pulso.

Outros homens e mulheres trajados da mesma forma que ele, começaram a sair dentre as ruínas, alguns segurando bastões dourados que Reuben imaginou serem armas.

- Confirmou a identidade? - Indagou uma mulher alta, apontando o bastão para o peito de Reuben.

- Ele se identificou como tal - afirmou o sequestrador com expressão aborrecida.

Como ninguém lhe dirigiu a palavra, Reuben decidiu se manifestar:

- Alguém poderia me dizer quem são vocês e o que estou fazendo aqui... seja lá o que isso for?

- Somos os Guardiões da Ordem - replicou a mulher alta, abaixando o bastão. - Eu sou Nyra, o homem que lhe trouxe é Ruac, e este lugar é o Cômpito. Pedimos desculpas pela forma brusca como foi trazido até aqui, mas temos pouco tempo: precisamos do seu conhecimento técnico para nos auxiliar numa situação urgente.

- Meu conhecimento técnico? - Questionou Vargas, surpreso. - Com a tecnologia que vocês usam, no que eu poderia lhes ajudar?

- Na verdade, o problema é com a sua tecnologia - replicou Nyra. - Sabe aquele celular Xiaomi que você comprou ano passado? Algum meliante o reativou séculos depois, e o colocou como controle de entrada aos níveis inferiores do Cômpito. Precisamos recuperar o acesso a estes níveis, e rápido!

Diante da expressão de perplexidade de Reuben, ela acrescentou:

- Precisamos que desbloqueie o aparelho usando a sua impressão digital!

- [27-08-2020]