Erga-se e lute!

Ela destacou-se da multidão porque não podia permanecer indiferente perante a catástrofe que se anunciava.

- Não podemos negociar com os Yrtham! - Exclamou, punho direito cerrado e erguido no ar.

Surpreso, o orador parou de falar e encarou a única pessoa de pé em meio a um mar de gente sentada na grama.

- Desculpe, você não pode falar agora - atalhou o orador. - Ainda não é hora para manifestações da audiência.

A mulher não pareceu ouvi-lo. Avançou resoluta por entre as fileiras de espectadores que a encaravam em silêncio e subiu resoluta ao estrado que fazia de palco.

- O que você está propondo, Zothar, é traição! - Acusou, dedo em riste.

- Como você se chama? - Indagou ele, braços cruzados.

- Sou Myra de Thana - respondeu a intrusa. - Se esse acordo que está propondo entrar em vigor, Thana será a primeira região a ser prejudicada.

E virando-se para a multidão:

- E depois, todos vocês sentirão o que é estar sob o domínio dos Yrtham!

Zothar ergueu os braços, num gesto apaziguador.

- Calma, Myra! Se não negociarmos, os Yrtham simplesmente vão entrar em nosso território e pegar tudo o que querem. Não temos condições de lhes opor resistência!

- Mentira! - Gritou Myra enfurecida. - Nossos ancestrais dispunham de meios que nos permitiriam rechaçar qualquer ataque dos Yrtham! Por que estamos temerosos de usá-los novamente?

A multidão começou a dar sinais de desconforto. Murmúrios brotavam aqui e ali, em apoio às ideias de Myra.

- Sabemos o preço a pagar pelos métodos dos antepassados - retrucou cautelosamente Zothar. - Não temos como garantir que irão afetar somente os Yrtham, e não ao nosso próprio povo.

- Pois deveríamos fazer uma votação. Quem está a favor de dar uma lição definitiva aos Yrtham, que se levante! - Bradou Myra.

Mais de 90% dos presentes puseram-se de pé.

* * *

- Tem certeza de que quer fazer isso? - Indagou o Controlador quando recebeu uma sequência de códigos de ativação que já não era usada há muitas gerações.

- Sim, tenho - retrucou Myra de Thana em tom duro.

- Está ciente de que, uma vez iniciado o processo, só irá parar após inteiramente concluído?

- Estou ciente e desejo que comece - foi a resposta categórica, encerrando a comunicação.

O Controlador, uma inteligência artificial cuja responsabilidade era cuidar do planeta na ausência de seus projetistas, mudou as órbitas de alguns dos satélites responsáveis pelo clima. O que Myra de Thana queria que fosse feito, não era realmente complicado.

O Controlador conferiu o posicionamento dos satélites e só então transmitiu a ordem final:

- Iniciando programa Dilúvio. Tempo de conclusão: 40 dias.

- [20-08-2020]