Ao largo de Vesta

A voz dele nunca havia soado tão fria.

- Você tem quatro horas para sair daí. Depois, o oxigênio acaba.

- Pensei que éramos amigos, Mckenzie - tentou argumentar sem grande convicção.

- Amizades não duram muito nesse negócio - replicou Mckenzie. - Você sabe, Cooper, negócios são negócios... nada pessoal.

- Naturalmente, Mckenzie... nada pessoal.

Cooper baixou os olhos para os mostradores no painel à sua frente. Mckenzie não estava blefando: tinha pouco mais de quatro horas de oxigênio nos tanques da cápsula. Esgotara o combustível pousando no asteroide e a ideia era que saísse usando o traje espacial, abandonando a carga para que Mckenzie a recolhesse. Isso contudo, estava fora de cogitação; tivera muito trabalho para conseguir o material para agora entregá-lo de mão beijada. Ademais, era improvável que Mckenzie lhe oferecesse uma carona de volta à Vesta; iria morrer ali, abandonado.

A não ser que conseguisse reverter aquela situação, e rápido.

* * *

- Mckenzie?

A voz do interpelado soou gélida nos alto-falantes da cabine.

- Duas horas, Cooper.

- Sim, estou a par, grato por lembrar. Bem, acho que vou aceitar a sua oferta...

- Você abandona a cápsula, deixa a carga, e em troca, eu deixo você vivo - relembrou Mckenzie.

- Está bem. Saio em cinco minutos.

Fechou o capacete do traje espacial e abriu a escotilha da cápsula. Já sobre a superfície do asteroide, procurou entre as estrelas fixas que cravejavam o céu negro, um ponto que se movesse. Lá estava ele: a cápsula de Mckenzie. Com passadas ágeis, por conta da baixa gravidade, foi se afastando da cápsula sem olhar para trás.

* * *

Aguardou do alto de uma elevação próxima enquanto a cápsula de Mckenzie pousava no fundo da cratera onde havia desembarcado. Mckenzie deveria ter escaneado previamente a cápsula abandonada e sabia que ele deixara a carga para trás. Também sabia previamente que ele estava desarmado e que não poderia oferecer reação.

Consultou o cronômetro no pulso do traje espacial. Se ainda estivesse na cápsula, o oxigênio estaria acabando... em trinta segundos.

Mckenzie entrou na cápsula. Agora deveria estar abrindo o compartimento de carga para verificar o conteúdo. Cooper consultou novamente o cronômetro. Agora.

A cápsula que havia abandonado explodiu. O sistema de autodestruição funcionara conforme previsto, violado o lacre que colocara na escotilha do compartimento de carga.

Havia perdido a carga, mas agora ao menos tinha um transporte abastecido para sair do maldito asteroide.

- Desculpe, Mckenzie - murmurou consigo mesmo enquanto começava a fazer o caminho de volta. - Negócios são negócios...

- [19-08-2020]