Normas de segurança doméstica

Ela olhou rapidamente em volta, para ver se alguma coisa havia sido levada.

- Parece que está tudo OK - declarou, exasperada.

- Eu lhe disse que não somos ladrões - replicou Oswald, um sorriso constrangido no rosto.

- Mas ainda não explicaram o que faziam no meu apartamento, enquanto eu estava de férias - retrucou.

- Você me deu as chaves, Sarah - arguiu Rose, que também parecia aborrecida.

- Eu lhe paguei para que fizesse a limpeza, regasse as plantas e alimentasse o gato, somente - Sarah estava perdendo a paciência. - Não para que se instalasse aqui com seu marido, como convidados!

- Foi uma emergência - justificou-se Rose com determinação. - Tínhamos dois contaminados em casa, passando por quarentena. Não tínhamos para onde ir, e a princípio, você disse que só voltaria no fim do mês.

- Eu tive que voltar antes, como podem perceber - replicou Sarah.

E subitamente apercebendo-se do que acabara de ouvir:

- Quem está em quarentena na casa de vocês?

- Martin e Emily - disse Oswald.

Sarah balançou a cabeça, contrafeita.

- Que falta de sorte! Bom, não tenho nada que ver com isso; vocês terão que ir.

Oswald fez um gesto negativo.

- As coisas mudaram enquanto você esteve fora, Sarah. Quem retorna do exterior deve se submeter a 14 dias de quarentena. Significa que não poderá sair de casa nas próximas duas semanas.

- Vai precisar de alguém para lhe monitorar durante esse período. Fazer as compras e preparar as refeições - acrescentou Rose, solícita.

Sarah franziu a testa.

- Isso é ridículo! Eu mesma posso fazer isso, não estou contaminada!

Oswald puxou uma folha dobrada de um bolso das calças.

- Preventivamente, alertamos às autoridades que você poderia não querer se submeter aos novos protocolos de segurança em saúde - declarou, exibindo o documento.

Diante do olhar estupefato de Sarah, Rose complementou:

- Oficialmente, somos os seus guardiões até que a quarentena seja cumprida.

- [16-08-2020]