Saneamento básico

Ela pretendia ir trabalhar naquela manhã, mas não contava com a tempestade que se abateu sobre a cidade nas primeiras horas da madrugada. A rua logo virou um rio - literalmente - com carros sendo arrastados correnteza abaixo. Tomara café e já vestida para sair, ficou olhando a chuva cair pela janela da sala da quitinete; céus cinzentos e um aguaceiro que não dava trégua. Finalmente, pegou o celular e ligou para o patrão:

- Seu Marcos, não vou poder chegar no horário; a chuva está muito forte aqui no bairro, tem carros sendo arrastados na rua onde moro.

- Eu também estou preso em casa - declarou ele. - Como está a internet aí?

- Por enquanto, não caiu.

- Então tenta se conectar com o escritório e trabalha daí mesmo, até a hora do almoço. Se houver condições, você vai à tarde.

Era o melhor a se fazer nas atuais circunstâncias, reconheceu. Felizmente, ainda podia trabalhar à distância, desde que o Wi-Fi aguentasse. Abriu o laptop e entrou no sistema da empresa; a impressora 3D de que precisava, estava on-line. Começou a trabalhar no projeto da nova linha de acessórios da boneca Favorita, um dos principais produtos que seu escritório estava desenvolvendo para um fabricante de brinquedos em Manaus, e veio ao seu pensamento que um quarto de século atrás, aquele tipo de serviço estaria sendo executado na China. Felizmente, os governos brasileiros após a Crise de 2020 haviam despertado para a necessidade que era manter os empregos e a produção no país, mesmo que isso significasse ter que abrir mão das últimas novidades tecnológicas.

O laptop no qual trabalhava, por exemplo, um produto 100% nacional, usava tecnologia equiparável a dos países do Primeiro Mundo por volta de 2000, 45 anos atrás. Mas esse era um pequeno preço a se pagar pela autonomia em relação a fornecedores do outro lado do planeta e que, de um momento para o outro, poderiam simplesmente suspender as entregas por problemas internos ou guerras comerciais. O Brasil agora era praticamente autossuficiente em sua produção industrial, e importava um mínimo de tecnologia estrangeira, basicamente equipamentos médicos e para pesquisa científica.

Por volta da hora do almoço, o patrão ligou de volta, informando que como ela já adiantara o trabalho do dia e era sexta-feira, deixasse para ir ao escritório somente na segunda de manhã.

- Aproveite e dê uma olhada no jornal da TV mais tarde - sugeriu Marcos.

- Algo do cliente? - Indagou ela.

- Não, é sobre esse caos que passamos na cidade hoje. Finalmente parece que vão revogar aquele maldito marco legal do saneamento básico. O país avançou tanto nos últimos 25 anos, mas por conta dessa abominação, ainda sofremos as consequências toda vez que cai uma chuva mais forte!

- Nem vou falar nada - suspirou ela. - Basta ver os bueiros entupidos aqui na rua...

- Vai melhorar - assegurou ele com fervor.

Despediram-se com votos de bom fim de semana.

Lá fora, um sol tímido espiou por entre as nuvens de tempestade...

- [26-06-2020]