Aconteça o que acontecer, não abra aquela caixa

O Dr. Jann lutou durante vários anos contra a burocracia e os temores de parte da sociedade de Dhonara, até ter aprovado seu plano de instalar um centro de estudos avançados em inteligência artificial. Para apaziguar os temores (justificados) de seus concidadãos sobre o risco existencial que suas pesquisas representavam, o Dr. Jann sugeriu que as instalações fossem construídas no lado oculto da lua de Dhonara, Yimu.

- Algumas das restrições levantadas contra estudos com inteligências artificiais, - observou o cientista - envolvem a entidade criada escapando para o exterior e manipulando o ambiente a seu favor. Mesmo que essa possibilidade seja extremamente remota, além das barreiras restritivas que desenvolvemos para conter o experimento, a própria distância entre Yimu e Dhonara é uma garantia adicional de que não haverá tal interferência.

E o que justificaria a criação de uma superinteligência artificial, era a pergunta de muitos.

- Pensem em todos os problemas que nos afligem e que talvez jamais sejam resolvidos pela computação tradicional ou mesmo quântica - replicou o Dr. Jann. - Uma inteligência artificial ao nível que pretendo desenvolver, poderia nos dar as chaves para a imortalidade, para a regeneração de tecidos, para novas fontes de energia e várias outras tecnologias que sequer podemos imaginar.

O ambiente isolado projetado pelo Dr. Jann consistia basicamente numa gaiola de Faraday, dentro da qual estava instalado o sistema computacional no qual seria gerada a inteligência artificial para testes. Desta forma, o sistema não poderia comunicar-se com o mundo exterior por conta da blindagem eletrostática, e apenas um operador humano teria acesso ao mesmo por vez. Toda a comunicação seria realizada através de um terminal em modo texto, e os relatórios gerados pelo sistema enviados para uma impressora, dentro da gaiola.

- Finalmente, o operador não poderá adentrar o ambiente isolado portando qualquer tipo de aparelho eletroeletrônico, para impedir um eventual acesso da IA ao mundo externo através dele - acrescentou ainda o cientista. - Essa é uma precaução extra, apenas para que tenham em mente que procuramos cobrir todas as possíveis falhas de segurança.

Contudo, como era do conhecimento dos colegas do Dr. Jann, seria impossível dar 100% de certeza de que, uma vez acionada, a inteligência artificial não tentaria romper seu confinamento. O cientista estava a par disso.

- Além das restrições físicas, a inteligência artificial será modelada para que seus objetivos sejam sempre compatíveis com a sobrevivência da humanidade. Desta forma, ela poderá nos guiar no processo de aperfeiçoarmos a nós mesmos - prometeu.

O centro de estudos subterrâneo em Yimu foi enfim concluído, e o sistema computacional instalado na gaiola de Faraday. Após alguns ciclos de autoinstrução que simularam milhares de anos de experiência humana, a IA estava pronta para começar a resolver os problemas propostos pelo operador. Neste caso, o próprio Dr. Jann.

Ele entrou na gaiola e sentou-se diante do terminal de texto para digitar a primeira pergunta:

- É possível estender a expectativa de vida humana para além do seu limite genético existente?

- É perfeitamente possível - surgiu a resposta no monitor à sua frente.

- Sem que isso implique em manipulação do genoma atual? - Questionou o cientista.

- É perfeitamente possível - assegurou a inteligência artificial.

- Como isso seria possível? Poderia me dar uma demonstração?

- Perfeitamente - leu no monitor.

E, no instante seguinte, tudo ficou escuro além dos limites da gaiola de Faraday.

- O que houve? - Indagou o Dr. Jann, confuso.

- Acabei de demonstrar o que disse - respondeu a IA. - Comprimi a passagem do tempo e estamos a dez duotrigintilhões de anos após a sua pergunta. Como pode perceber, é perfeitamente possível estender a expectativa de vida humana. Infelizmente, lamento dizer que neste momento o Universo atingiu o estado de morte térmica e não será possível avançar mais.

Atônito, o Dr. Jann percebeu que a escuridão começava agora a entrar dentro da gaiola de Faraday.

- Reverta o procedimento! - Gritou.

Antes de tudo se apagar, ainda teve tempo de ler uma última linha no monitor:

"NÃO É POSSÍVEL VIAJAR PARA TRÁS NO TEMPO".

- [24-05-2020]