A INCRÍVEL VIAGEM A EPSILON ERIDANI - 1° Parte

Ano 2489

Os dias na terra haviam se tornado difíceis após a guerra paralela entre alguns dos países do eixo do ocidente contra alguns países do eixo oriental.

A história mostra que aquilo não foi uma guerra total entre todos os países, mas uma guerra localizada entre algumas super potencias da época.

Após longos anos de guerra comercial, ideológica e de interesses mútuos, a guerra enfim irrompeu numa manhã de 2085, causada por um ataque ordenado por I.A. dos países envolvidos. Apesar dos fortes sistemas de defesa antiaéreos dos países, o que se viu foi uma destruição como nunca antes imaginada. Após o armistício de 2087, os sistemas de IA foram proibidos de ser utilizados militarmente.

Séculos depois, os recursos do planeta pareciam ter se exaurido, fruto da intemperança das potencias mundiais que quase levaram o mundo a falência total. No século 23 e 24 a missão conjunta dos chamados "cidadãos remanescentes da terra" era de diminuir significativamente os efeitos da radiação nefasta que se espalhara principalmente na região centro-norte do planeta através de uma nova tecnologia desenvolvida.

No século 25 uma nova constatação fora feita sobre a atmosfera terrestre que fora abalada agora por ventos solares nunca antes vistos, parecia estar a ponto de se desfazer, era necessário encontrar uma forma de fortalecer ou reenergizar a atmosfera e também toda terra, e assim nasceu a Fraternidade Alpha de países, cuja missão principal era buscar soluções para o planeta. O setor de tecnologia denominado PROPTON 5 passou a investigar e a desenvolver projetos compatíveis as necessidades mais prementes do planeta, contudo dois anos depois não haviam encontrado nada significativo.

O ano 2489 foi marcado com a chegada de 3 novos cientistas que trabalhavam em conjunto no habitat 8 na antiga região conhecida por oceania. Eleonora Robinson chefe da equipe PROPTON 5 deu as boas vindas aos novos membros numa reunião convocada as pressas:

- Apresento a todos os 3 novos membros do nosso setor: Mark Stevenson - phd em biologia celular, botanica e quimica organica e inorganica

- Megan Scapponi - doutora em astronomia, cosmologia e ciencias avançadas e médica.

- Marcos O'connel - phd em física, física quântica e análises de estados incomum da matéria.

- Sejam todos bem vindos! Temos muito a fazer.

Ouviu-se uma salva de palmas, em seguida Eleonora os convidou a se sentar na mesa principal de reuniões. Francisco Bellamonte, seu imediato que a acompanhou até a mesa, ele era especialista em robótica, astronáutica e sistemas de Inteligencia Artificial (I.A.)

Eleonora, é phd em biologia microcelular, ficologia e ecologia entre outros.

Após um breve momento de distração, Eleonora pediu silêncio, Francisco exibiu uma imagem holográfica ao centro da mesa. Nela, a terra suspensa como se a estivessem vendo do espaço. O antigo azul radiante do planeta parecia bastante opaco. Eleonora disse:

-Pessoal tenho noticias nada boas, infelizmente. Acredito também que saibam o grau do problema que estamos enfrentando...

-Tudo que temos são números, aliás nada animadores, mas nunca tinha visto esta imagem!- atalhou Mark

- Como dizem uma imagem vale mais que mil palavras ou mil formulas matemáticas Sr. Mark, esta imagem é da estação orbital Pegasus II

como podem ver nosso planeta está moribundo, em declínio acentuado de condições de manter a vida. Ademais os ventos solares do inicio do ano castigaram mais nossa atmosfera que está ficando rarefeita, nosso ozônio está em niveis críticos, quase se extinguindo, pelos nossos estudos consguiremos viver neste planeta somente mais 20 anos!

- Me parece algo gravíssimo- disse Mark- Nunca sequer imaginei ver algo assim, nossa terra esta se esvaindo mesmo com suas condições de restauração prementes, mas as guerras castigaram demais nossos ecossistemas, uma destruição sistemática da biosfera, temo que tenhamos acordado para isso tarde demais!

- Bem estamos aqui pra buscar soluções, se o senhor é tão cético, então é melhor que volte para sua casa senhor Mark! - exasperou-se Eleonora - Mas se acha que pode contribuir fique conosco.

Mark ficou pensativo, os olhos postos na imagem holográfica...

Megan disse: - Comparemos nossa terra com nosso intestino, com uma microbiota de milhões ou bilhões de bactérias, e microorganismos benéficos diversos que quando em estado normal fazem com que tudo funcione bem, mas na falta deles, outros microorganismos nocivos atacam e causam malefícios. Assim também a microbiota do nosso solo terreno hoje encontra-se semi destruído por agentes nocivos, como cura-lo? Bem eu penso que...

- Ora ora- disse Mark- Você é phd em cosmologia, não em biologia, faça-me o favor, microbiota? qual sua idade moça? Você continua sonhando...

- Posso sonhar Sr. Mark, mas desistir nunca! Ademais já tenho 24 anos!

- Ah, ela tem 24 anos e acha que entende de biologia mais que um phd...

- Silencio - disse Eleonora- Eu quero saber a proposta dela, foi bem sugestiva aliás! Mark cruzou os braços e aquietou-se na cadeira. Megan voltou a falar:

- Bem, então se nossa microbiota do solo está sufocada por agentes nocivos, somente introduzindo elementos benéficos que poderemos reverter o quadro!

- Me parece... lógico! - disse Marcos - Apesar de ser leigo no assunto, o paralelo que ela fez jogou luz no assunto! ...

- Ok, ok - interrompeu Mark - Então, supondo que isso seja fato, quais seriam estes elementos benéficos Srta. Megan? Temos em mãos?

- Eu acho que o Senhor entre outros deveriam se debruçar sobre o assunto para achar soluções Sr Mark, não apenas para atacar as pessoas. - disse Eleonora

Megan levantou-se e se aproximou da imagem holográfica:

- Vejam isso! É nosso lar! Não eu não sei a resposta Sr. Mark, mas espero que consiga descobri-la, ou então será nosso fim!

Mark baixou a cabeça pesaroso, depois disse:

- Me perdoe Megan, me perdoe... Fui estúpido.

- Está perdoado.

- Porque o antigo céu de séculos atrás era azul? - disse Eleonora - Obviamente que sabemos que isso de dava devido a concentração elevada de ozônio liberado pelas cianobactérias a bilhões de anos atrás...

- Sim mas e a refração da luz solar? - cortou Marcos O'connel

- O cerne da questão não está na refração, mas sim no ozônio primordial...

- Bem além do ozônio se me permite, o que criou toda condição de vida era o Nitrogênio e Oxigênio primitivo, isso há cerca de 3.5 bilhões de anos atrás, quando as primeiras células passaram a usar o oxigênio abundante, além disso o hidrogênio Alpha e suas interações na biosfera era imprescindível. - esclareceu Mark

- Pois bem, temos uma tese- disse Francisco- Agora precisamos transformar idéias em propostas, como conseguir ozônio primordial, oxigênio e nitrogênio primitivo, além do hidrogênio Alpha para reativar nossa biosfera e atmosfera?

Mark baixou a cabeça, os outros pareciam ter um olhar vago, Eleonora explicou que não tinha como produzir estes elementos em laboratório, Megan então disse:

- Vejamos, nosso planeta tinha estes mesmos elementos há cerca de 3.7 bilhões de anos atrás, então se descobrirmos um sistema semelhante ao nosso que tenha menos de 1 bilhão de anos de idade, poderemos coletar tudo que precisamos!

Marcos disse:

- Bem eu acho que meu trabalho aqui se encerrou, não vivo de alucinações, vou viver o que me resta de tempo...

- É claro! - cortou Mark- Uma garota alucinada está colocando tudo em risco, mas fique Marcos, precisamos de você!

- Srta Megan, por acaso é doutora em astronomia, se entende de espaço, sugere algo, há algum planeta que possamos tentar este feito?- disse Francisco. Mark balançou a cabeça inconformado, Megan disse resoluta:

- Um planeta não senhor, mas uma estrela sim! Epsilon Eridani é uma estrela considerada irmã do sol, com apenas cerca de 850 milhões de anos de vida, uma estreja jovem e com um exoplaneta orbitando-a! Nele, deve haver tudo que precisamos!

- Mas o sistema de Epsilon Eridani está há 10,5 anos luz da terra! Isso é loucura! - disse Mark

- Sr. Mark, o senhor é phd em biologia, não em cosmologia! - disse Megan - E então, o que acham?

Após um longo silêncio, Francisco comentou:

- Seria uma viagem jamais pensada, mas já fomos a Alpha centauri, podemos tentar fazer uma viagem mais longa, mas vamos precisar de ajuda perita.

- O senhor utilizou o prospector de vácuo? - disse Marcos interessado- Como sabe, viagens interplanetárias são bem mais rápidas usando tuneis de vácuo, com prospecção de buracos de minhoca...

- Sim eu sei... Ele foi usado na primeira viagem não tripulada a Alfa centauri. Mas de fato, não sei se podemos usar o da estação espacial, ela foi afetada pela tempestade solar! E também não tinha prospecção de longitude tão grande!

- Podemos trabalhar nisso senhor! - disse Marcos solícito

- Ok Marcos, vamos fazer um plano de ação- disse Eleonora- Os outros trabalharão em suas respectivas equipes, nosso tempo é curto, amanhã iniciaremos os trabalhos.

Mark olhava o globo holográfico se desfazendo após o fim da reunião, apesar de estar ainda cético começava a ponderar sobre suas colocações intempestivas e novamente pediu desculpas a todos, no seu peito uma imagem antiga da terra azul, ele curvou a cabeça e beijou a imagem. Para quem acreditava que tudo estava perdido, agora ele se agarrava a um fio de esperança. [...]

Continua...