Facilidades

- Em outros tempos, os homens matariam para poder passar alguns minutos num planeta onde as pedras fossem diamantes - comentou em tom filosófico o piloto Ulian Mikhailov Kamaraukas. - E aqui estamos nós, e todos esses diamantes brutos pelo chão são pouco mais do que… lixo.

O grupo de desembarque da "Ekaterina A. Kupchenko" permanecia sentado à volta da fogueira, na noite alta de Mowthum.

- Um lixo reluzente, sem dúvida - redarguiu Oleg Malinin Guryev. - Hoje, temos a tecnologia capaz de converter carvão em diamante por preço irrisório; ninguém precisaria vir tão longe para coletar cristais.

- O que não devemos esquecer, foi de quem nos propiciou o acesso à essa tecnologia… ou à uma pequena fração dela - ponderou o Pioneiro Dmitry Alekseev Siyankovsky. - Converter um planeta de carbono num mundo habitável, está muito além da nossa atual capacidade tecnológica. E talvez tenha sido exatamente isso o que os Q'til, ou mesmo os Gumir, fizeram aqui.

- Acha que algum dia chegaremos ao patamar deles? - Indagou Pavel Kirillov Radinovich, uma caneca de chá entre as mãos enluvadas.

- O que não podemos, é nos deixar deslumbrar por essa possibilidade - replicou Dmitry Alekseev. - Como os Ch'byr.

- Quem são os Ch'byr? - Indagou curioso Oleg Malinin.

- Uma espécie alienígena que encontrei num planeta à cerca de 500 anos-luz do Sol - explicou o Pioneiro. - As condições de vida ali são bastante duras, e os Ch'byr me contaram que isso em parte era culpa deles.

- Por quê? - Inquiriu Pavel Kirillov.

- Eles foram contatados por outra espécie inteligente, os S'lohr, que desceram em seu planeta com uma frota de astronaves de grande porte. Os S'lohr fizeram muitos elogios ao mundo dos Ch'byr, mas disseram que poderiam tornar ainda melhores as condições de vida dos nativos.

- E eles acreditaram? - Questionou Ulian Mikhailov, esboçando um sorriso.

- A princípio, sim. A tecnologia dos S'lohr proporcionou muitas comodidades que os Ch'byr desconheciam, e eles acabaram se tornando dependentes delas. O problema é que isso tinha um preço.

- Os S'lohr cobraram royalties? - Indagou Ulian Mikhailov, ampliando o sorriso.

- Não. O uso das tais comodidades acabou por degradar as condições de vida no planeta. Foi assim que eu os encontrei ao passar por lá.

- E os S'lohr? - Quis saber Oleg Malinin.

- Ainda devem andar por aí, oferecendo facilidades - replicou pensativo o Pioneiro.

E pegou o bule na trempe de ferro sobre a fogueira, para encher sua caneca com chá.

- [07-01-2020]