Praga planetária

- Dia desses, estávamos salvando o Universo de ser devorado por uma bolha quântica - comentou calmamente Lam Phat, sentado em frente à mesa do seu supervisor Thàn Phuong, na sede da companhia - e hoje está nos enviando como exterminadores de pragas?

Ao lado dele, seu colega mais novo Vu Minh, apenas ouvia em silêncio.

- Não é um demérito à capacidade de ambos - observou o supervisor, juntando as mãos como que em prece. - Ocorre que não se trata de uma praga comum... é uma infestação a nível planetário.

- Ah, agora começa a fazer sentido - aprovou Lam Phat. - Mas com tanto planeta disponível na Galáxia, porque alguém iria se preocupar em limpar um? Não podem simplesmente terraformar outro?

- Questões religiosas - explicou gravemente Thàn Phuong. - Nosso cliente precisa especificamente que este planeta seja colocado em condições de habitabilidade no prazo mais curto possível. Terraformação foi considerada fora de opção.

- Até porque, levaria alguns séculos - pronunciou-se Vu Minh pela primeira vez.

- É, também por isso - assentiu o supervisor. - E eu garanti ao cliente que vocês formam a equipe de manutenção mais rápida do Universo Conhecido. Ele prometeu um bônus extra se terminarem o serviço até segunda de manhã.

- Tão rápido assim? - Questionou Lam Phat, testa franzida.

* * *

- Vamos repassar o histórico do problema - conclamou Lam Phat acionando o display holográfico do computador, quando o cruzador da companhia entrou em órbita de Rhogunna IV, o mundo contaminado.

- É uma infestação por nanomáquinas, - leu Vu Minh - originalmente criadas para regular as condições climáticas planetárias.

- Eu sempre digo que nanomáquinas para controle de clima, são a pior opção que alguém pode querer, mas há quem se deixe levar pela conversa dos projetistas de biosferas - recriminou Lam Phat. - No caso em pauta, as nanomáquinas parecem ter tido sua programação parcialmente alterada por uma erupção solar, e deixaram de controlar o clima para alterar a biosfera nativa. Não é um cenário de "grey goo", todavia... está mais para espécie invasora. O problema é que relegou as formas de vida nativas para nichos, e o cliente quer que revertamos isso... até segunda de manhã.

- Não vejo como vamos poder exterminar as nanomáquinas sem incinerar a crosta do planeta com torpedos de fusão - analisou absorto Vu Minh, queixo apoiado na mão.

- Caso façamos isso, não vamos receber - alertou Lam Phat, movendo a disposição do holograma. - Estamos proibidos de usar força bruta.

- Se as nanomáquinas comprometeram a biosfera original, talvez não haja outra solução - avaliou Vu Minh. - Exceto, claro, se pudermos reprogramá-las.

- Reprogramar é uma ideia, - admitiu Lam Phat - mas só isso não basta. O cliente quer também a biosfera original de volta, e não vai dar pra aprontar tudo no fim de semana. A não ser que...

Mudou novamente a orientação da projeção holográfica.

- Temos dados completos da composição original da biosfera de Rhogunna IV?

- É padrão dos projetistas fazerem um backup antes de liberar as nanomáquinas - replicou Vu Minh, acionando alguns botões no teclado à sua frente. - Sim, temos!

- Ótimo! Vai ter que servir... - redarguiu Lam Phat digitando uma sequência de dados num replicador molecular.

- O que exatamente você está fazendo? - Indagou Vu Minh curioso.

- Não podemos eliminar as nanomáquinas, porque mesmo que o fizéssemos sem o uso de força bruta, não haveria tempo hábil para que a biosfera original ocupasse o seu lugar - explicou Lam Phat. - A solução então, é espalhar um vírus de reprogramação na atmosfera, de tal modo que as nanomáquinas assumam o papel das espécies nativas que foram extintas ou reduzidas em número.

- Ou seja... você vai recriar a biosfera original usando o backup do projetista nas nanomáquinas? - Admirou-se Vu Minh.

- Para isso precisamos de um vírus de propagação rápida, que é a sua parte no trabalho - determinou Lam Phat.

- É pra já! - Retrucou Vu Minh.

* * *

- Espero que o cliente tenha gostado do resultado, apesar do pouco tempo que tivemos para encontrar uma solução - comentou Lam Phat, ao ver-se novamente com Vu Minh no gabinete do supervisor.

- Ele ficou realmente surpreso com a rapidez de vocês - admitiu Thàn Phuong. - Mas indagou se não existe a possibilidade de uma nova erupção solar desfazer a reprogramação que usaram nas nanomáquinas...

- Possibilidade sempre existe, - admitiu Lam Phat - mas adicionamos um prazo de validade às nanomáquinas existentes. À medida em que a biosfera original for recuperando o espaço perdido para os invasores, eles irão sendo desativados. Nunca mais serão a espécie dominante na biosfera de Rhogunna IV, mesmo que o processo todo leve alguns séculos para ser concluído.

- E há uma vantagem adicional, que meu colega não mencionou - aduziu Vu Minh.

- Qual? - Questionou o supervisor.

- A biosfera recriada pelas nanomáquinas é muito mais durável do que a original. O cliente não terá que se preocupar com baixas taxas de reprodução de fauna e flora por muitas gerações...

E, mesmo não estando mais a dupla presente para comprovar a veracidade da afirmação, foi o que de fato ocorreu.

- [29-10-2019]