Alerta interestelar

Roh Nauresi hesitou antes de apertar o botão da campainha do camarote do comandante Tah Monari. Se estivesse errada sobre a interpretação que fizera dos dados, poderia ser punida com uma remoção para os Níveis Exteriores. Fez uma careta. A simples ideia de ir parar naquele lugar, era desagradável. Mas, e se estivesse certa? Bem, ela estava convicta do que vira. Apertou o botão.

- Entre! - Gritou uma voz masculina pouco depois. A porta afastou-se para o lado e ela viu-se diante de Tah Monari, em roupa de ginástica.

- Desculpe se cheguei num momento inconveniente, comandante - murmurou a jovem, constrangida.

- Se você está aqui, deve ter tido uma boa razão, Analista de Nível III Roh Nauresi - replicou Tah Monari, enxugando a testa suada com uma toalha reciclável, que trazia pendurada no pescoço.

Indicou uma cadeira revestida de plasticouro e comandou:

- Vá falando, enquanto tomo banho.

Roh Nauresi sentou-se de costas para o box cilíndrico do chuveiro, onde seu superior acabara de entrar e remover as roupas. A água foi aberta e ela aumentou o volume da voz para ser ouvida.

- Comandante, tivemos hoje por volta das 0530 aquela mesma falha na seção Y-459 do campo de deflexão magnético. Só que, desta vez, por dez segundos inteiros.

- O dobro do tempo da falha anterior! - Exclamou Tah Monari, acima do barulho da ducha.

- Isso - confirmou a jovem. - Os relatórios de densidade do meio interestelar continuam abaixo do nível de segurança, portanto teoricamente não teríamos motivos para nos preocupar… só que eu tenho razões para crer que a falha foi proposital.

- Proposital… sabotagem, Analista? - Inquiriu o oficial.

- Comandante, trata-se de uma falha atípica - justificou-se Roh Nauresi. - Flutuações no campo de deflexão são costumeiras e esperadas, mas uma seção inteira sair do ar, é totalmente imprevisto. Minha melhor sugestão é que alguém está ligando e desligando a Y-459 através de um desvio do controle central.

- O que está me relatando é extremamente grave, Analista - retrucou o comandante, fechando a água. Ficou em silêncio por alguns instantes, enquanto seu corpo era envolvido num ruidoso jato de ar quente. Finalmente, emergiu do box vestindo um uniforme novo.

- Prosseguindo - disse ele, sentando-se em outra cadeira à frente da ocupada pela Analista. - Desligar intencionalmente uma seção do campo magnético é um atentado contra a segurança interna, passível de punição com reprocessamento antecipado.

- Estou ciente, comandante - acedeu a jovem. - Mas esta me parece mesmo a hipótese mais provável, e não um mau funcionamento do circuito.

- Como tem tanta certeza disso, Analista de Nível III? - O comandante havia enfatizado o "III" e estreitara os olhos ao fazer a pergunta. Roh Nauresi engoliu em seco.

- Senhor… a seção Y-459 está localizada exatamente no centro do campo magnético. Num impacto direto contra um detrito espacial, provavelmente causaria o desarme de todo o sistema.

Tah Monari ficou em silêncio, olhos fixos na jovem. Depois, fez um gesto afirmativo.

- Eu também havia pensado nessa possibilidade, e estava lhe testando para ver se chegava à mesma conclusão. Parabéns, creio que tem razão.

Roh Nauresi sentiu-se aliviada.

- E o que vamos fazer, senhor?

- O que você faria se houvesse descoberto algo assim, Analista? - Replicou Tah Monari.

- Eu… mandaria uma equipe investigar os Níveis Exteriores - afirmou a jovem. - Seria o local perfeito para alguém instalar um desvio do circuito.

- Perfeito, Analista! - Parabenizou-a o comandante. - E como foi você quem deu a sugestão, estou requisitando-a para fazer parte da equipe de investigação.

- É… uma grande honra, senhor - disse a jovem, tentando parecer mais satisfeita do que realmente estava.

[Continua em "Equipe de manutenção"]

[16-09-2019]