O Aprendiz de Papa

Não se sabia exatamente quem tivera a ideia, mas Rus, o aprendiz, sentia-se profundamente agradecido ao espírito precavido, assim mesmo. E também ao seu mestre, Jepp, que lhe mostrara a folha de papel amarelado onde o discurso havia sido transcrito, muitas gerações atrás.

- Não há mágica no Discurso da Colheita, - explicara o velho Mantenedor - independentemente do que o Papa Mike lhe diga. Na verdade, como já deve ter percebido, os Antigos inventavam máquinas... máquinas que não podemos mais construir ou sequer saber para o quê serviam, mas ainda assim... máquinas. E essas máquinas envelhecem, como nós humanos, embora possam durar por muitas gerações.

- Mas você é o Grande Mantenedor do Reprodutor - relembrara Rus, com um misto de reverência e horror. - Se há alguém vivo capaz de compreender o funcionamento das máquinas dos Antigos, esse alguém é você!

- Grato pela parte que me toca, garoto - acedeu Jepp, cofiando a barba. - Venho de uma longa linhagem de mantenedores, e nosso principal mérito, além de sabermos ler e escrever, é que não levamos a sério a opinião do Papa Mike sobre nosso trabalho.

- Ele o chama de feiticeiro... - murmurou o rapaz.

- Todos os Papa Mikes que já existiram, num momento ou noutro, chamaram os mantenedores de feiticeiros - replicou Jepp. - E sabe por quê?

Rus balançou negativamente a cabeça.

- Porque conseguimos resultados práticos, enquanto que eles podem apenas oferecer consolo espiritual - explicou o mantenedor com um sorriso sardônico. - Não somos concorrentes dos Papa Mikes, mas é assim que muitos nos encaram. Se não fosse pelo serviço que prestamos aos Chefes Job e à toda a comunidade, provavelmente nos baniriam para sempre.

- Isso não é justo - indignou-se o rapaz.

- Não, não é. Mas penso que eu e você podemos mudar isso, de uma vez por todas.

- Você e eu, mestre? - Duvidou Rus, tocando no próprio peito.

- Sim - assentiu Jepp. - Lembra do Discurso da Colheita? É prerrogativa do Papa Mike reproduzir o áudio para a comunidade, antes de cada colheita. Não sabemos quem fez a gravação original, mas creio que é chegado o momento de um novo Papa Mike assumir esta responsabilidade.

Pelo olhar que Jepp lhe lançou, Rus entendeu que era dele que estava falando. Ficou atônito.

- Mas, mestre... imaginei que estava me preparando para ser seu sucessor, não um guia espiritual!

- O que poderia ser melhor para os mantenedores que virão, do que ter os Papa Mikes respaldando o seu trabalho, em vez de o considerar como obra de superstição? - Ponderou Jepp. - Alguém precisa tomar a iniciativa, e pelo que observei durante esses meses em que está comigo, é que você tem o dom da oratória. Se concordar em seguir com o plano, nesta safra o dispositivo de áudio sofrerá uma pane conveniente, e você irá à frente da comunidade fazer o discurso. Este, como sabe, é um atributo da Graça Divina. Todos o irão encarar como um sério candidato a Papa Mike.

- Mas... mas eu não sei o discurso de cor! - Exclamou Rus.

- Aqui - replicou Jepp, estendendo-lhe uma folha amarelada. - Agora que você sabe ler e escrever, vamos praticar este discurso em frente ao espelho, até que o decore.

Rus estava profundamente agradecido pela oportunidade que Jepp estava lhe oferecendo, e justamente por isso indagou:

- E quem me substituirá como aprendiz, mestre?

- Encontraremos alguém adequado - minimizou o mantenedor. - E talvez possa me ajudar a abrir uma escola. Você sabe, um lugar onde se formam aprendizes.

No inverno seguinte, Jepp recebeu autorização do Chefe Jobs para abrir uma escola de aprendizes na aldeia. E, agradecido pelo fato de Rus ter sido capaz de pronunciar o Discurso da Colheita exatamente como a gravação o faria, o Papa Mike o tornou seu sucessor.

- Lamento por roubar seu auxiliar - comunicou o sacerdote à Jepp, com ar de fingida contrição.

- Misteriosos são os desígnios dos Antepassados - replicou o mantenedor, dando-se por derrotado.

[12-09-2019]