Variante

Zack me ligou para informar que a Variante 1A iria ser proscrita pelo Conselho Científico.

- Com base exatamente em quê? - Indaguei, agastado.

- Querem algo menos letal - explicou. - A 1A adaptou-se muito bem ao ambiente de Cambria-III, mas pode causar problemas aos nossos colonizadores futuros, segundo eles.

- A 1A tinha que ser letal, ou não seria capaz de sobreviver às condições atuais de Cambria-III - protestei. - Não somos iniciantes nesse negócio de terraformação, e as formas variantes são utilizadas justamente pela sua capacidade de adaptação a um ambiente em rápida transformação. O que importa é que, quando os potenciais colonizadores lá chegarem, a 1A já terá se transformado em algo bem menos perigoso.

- A 1A é grande, voa, e cospe fogo - ponderou Zack. - Seus indivíduos podem viver centenas de anos, e seus ovos duram outro tanto antes de eclodir em condições ideais. Examinaram os seus mapas de obsolescência genética e não acreditaram que a Variante poderá desaparecer no prazo prescrito. Pelo contrário: avaliaram que a 1A se tornará a espécie dominante em Cambria-III, e que iremos cortar um dobrado quando tivermos que colonizar o planeta.

- Eles têm razão - admiti finalmente. - A 1A foi programada com obsolescência genética, mas não antes de evoluir para um estágio de autoconsciência. Isso irá ocorrer provavelmente antes do final do processo de terraformação.

- Então, o Conselho tem razão - redarguiu Zack.

- Sim, mas eu tenho tudo sob controle - tranquilizei-o. - Ao fim do segundo ciclo de terraformação, um asteroide será desviado para impactar contra o continente norte de Cambria-III. Isso levantará uma nuvem de pó que impedirá a passagem da luz do sol por alguns anos. Pronto: a megafauna de Cambria-III será extinta, incluindo a minha Variante 1A.

- Confesso que a solução me parece bem engenhosa - avaliou ele. - Mas porque não a adiantou ao Conselho?

- Imaginei que iriam pensar nela - retruquei. - Afinal, tomei por base algo que aconteceu aqui mesmo, na Terra, com os dinossauros...

- [10-08-2019]