Jogos Escolares - Livro 1 - O Coliseu Negro - Prólogo

Cassandra Amaral Novello caminhava com passos apressados pela rua escura que antecedia a da sua casa após um exaustivo dia de estudos e treinos. Ela era uma candidata cobra do time de combate 3x3 dos Jogos Escolares. Aluna do Instituto Politécnico de Armas de São Paulo, ela construiu uma sólida reputação entre seus professores, que a convocaram como uma potencial armadora do combate de times.

O caminho pela rua soturna não a assustava, no entanto, naquela noite em especial, algo a incomodara desde quando trombou acidentalmente com um jovem de capuz cinza e sapatos de corrida de cor verde fluorescente. Como uma lutadora, sua intuição despertou de maneira esquisita, deixando-a irrequieta.

No canto da rua de sua casa, entre a casa do Seu Jadson e a da sua amiga de infância, Berenice, havia um terreno vazio com uma enorme árvore que projetava seus galhos para fora da calçada, fazendo a sombra sob eles mais escura do que o restante do caminho. Naquela noite, o vento soprava um vento refrescante, que fazia as folhas se desprenderem e dançarem pelo ar.

Os passos de Cassandra faziam um “tum” silencioso sobre o chão asfaltado. Suas costas suavam e sua boca estava meio aberta, suas narinas se abriam no limite máximo para inspirar a maior quantidade de ar possível, já que por trás dela algo se projetara, puxando-a para si antes que algum pedido de socorro corresse por suas cordas vocais.

A única testemunha do ataque foi a grande árvore, que continuava a balançar vigorosamente. No dia seguinte, a vizinhança estava toda reunida para procurá-la, afinal, um combatente é sempre sinônimo de prestígio e riqueza. O pequeno Mario, irmão caçula de Berenice, subira na árvore do terreno vazio. Lá, ele achou Cassandra entre os galhos, com o corpo severamente ferido e com olhos fitos no além, como uma grande coruja cega. Ela não poderia participar dos Jogos Escolares, uma perda inestimável para o Instituto Politécnico de Armas de São Paulo.

Seria Cassandra um caso isolado, perguntaram-se os jornais. Após ela, no entanto, outros cobras foram feridos em diversas regiões do Brasil, exceto os da região Sul, lar do orgulhoso Instituto de Biotecnologia do Rio Grande do Sul. Apesar do mistério que cerca tais ataques, o Comitê Organizador não adiou as datas das seletivas do 3º Jogos Escolares. O jogo está pronto. O jogo já vai começar.