A Cereja do Bolo

A primeira sonda de grande profundidade atmosférica enviada à Júpiter, usando tecnologia de campos de força (já que a matéria convencional não resistia às altas pressões do planeta gigante), descobriu o que foi chamado de "cereja do bolo" flutuando imóvel cerca de 300 km abaixo do topo da camada de nuvens da Grande Mancha Vermelha, uma região de alta pressão sob o equador joviano. A "cereja" era uma esfera obviamente artificial, metálica, oca, e perfurada com milhares de poços circulares, medindo pouco mais de 1000 km de diâmetro.

Quando as primeiras imagens chegaram à Terra, explodiram as especulações. Alguns cientistas teorizaram que a esfera era um portal multidimensional ali deixado por uma avançada civilização alienígena, com cada um dos poços vistos em sua superfície conduzindo a um ponto diferente do universo, ou mesmo à outros universos.

- Provavelmente, estes visitantes alienígenas desejavam nos fornecer um método de viagem mais rápido do que a luz - especulou um dos estudiosos entrevistados pela grande mídia. - Se tal for confirmado, abre-se uma nova era de exploração espacial para a Humanidade.

A ideia incendiou imaginações por todo o Sistema Solar, e logo uma frota aperfeiçoada de sondas de grande profundidade foi construída e enviada para adentrar os misteriosos poços da esfera flutuante. Duas coisas foram imediatamente notadas quando as sondas atingiram o destino: a transmissão de dados foi cortada tão logo os dispositivos adentraram os poços (cada um deles, perfeitamente circular e com centenas de metros de diâmetro) e pouco depois, um facho de luz monocromática foi emitida pelo respectivo poço. Satélites em órbita de Júpiter também acusaram ondas sonoras rítmicas originadas em camadas atmosféricas abaixo da "cereja", e que aumentavam de complexidade à medida em que novas sondas mergulhavam em poços ainda não ativados. Finalmente, a própria esfera perfurada começou a girar lentamente sobre seu eixo, dardejando luz colorida para todos os lados.

A perplexidade de todos os que acompanhavam o estranho espetáculo, encontrou uma explicação bizarra pouco depois.

- Sei que vão me chamar de louco, mas o que esses alienígenas construíram foi a maior bola de espelhos de todo o Sistema Solar - comentou um cientista que preferiu não se identificar.

Por falta de melhor justificativa, admite-se hoje que os alienígenas que visitaram Júpiter em priscas eras, possuíam um apurado senso de humor. Já o baile sob alta pressão, parece não ter hora para acabar.

- [24-01-2019]