A Origem das Lendas

Pouco depois de levantar voo do resort da Caoyuán jingyàn nas montanhas, o guia Guo Fang fez uma breve apresentação às três passageiras, sentadas em círculo sob a cúpula de plástico transparente do heli de turismo.

- Bem-vindas ao Circuito das Pradarias de Meizhou! Em breve estaremos deixando as montanhas e poderemos apreciar as pradarias, onde vivem imensas manadas de bisontes e cavalos selvagens. Com alguma sorte, poderemos também apreciar as atividades de tribos das pradarias, que caçam estes animais.

- Estas tribos das pradarias seriam descendentes dos gigantes de Meizhou, de que nos falam as lendas? - Indagou a senhora Quan Shu, máquina fotográfica em punho.

- Há muita controvérsia sobre a origem dos nômades que vivem hoje nas pradarias - ponderou o guia. - Alguns estudiosos acreditam que eles são descendentes de povos que vieram do sul, fugindo dos maremotos provocados pela queda das Sete Luas. Mas foram também identificadas populações que podem estar vinculadas às lendas dos gigantes de que falou, senhora.

E perante o olhar interrogativo das passageiras mais jovens, explicou:

- Pode parecer chocante, mas houve ocasiões no passado de Zhongguó em que caímos sob a influência ou domínio de potências estrangeiras. Estes períodos pertencem a um passado tão remoto, que hoje são tidos praticamente como lendas, mas encontramos evidências arqueológicas de que podem ter realmente ocorrido.

- Evidências... aqui em Meizhou? - Questionou surpresa a senhora Quan Shu.

- Exato, senhora - aduziu o guia. - Principalmente em grandes cidades submersas, no que então era a costa de Meizhou. Estas cidades foram construídas por uma civilização que desapareceu há milhares de anos, por ocasião da Queda das Sete Luas, e que não estava diretamente relacionada conosco, com Zhongguó.

- Eles nos precederam? - Perguntou uma adolescente, Xian My.

- De forma alguma - negou o guia. - Zhongguó já era velha de milhares de anos quando esta civilização de Meizhou desenvolveu-se. O que sabemos é que dominaram parte do mundo durante cerca de dois séculos, até que, segundo a lenda, foram punidos pelos deuses por sua arrogância e afundaram sob água e fogo no decorrer de uma única noite.

- A Queda das Sete Luas? - Sugeriu outra adolescente, Yin Zhi.

- Pode ter sido neste ou noutro evento assemelhado - declarou Guo Fang. - As lendas acabam por misturar-se com o passar do tempo, e torna-se difícil dizer qual surgiu primeiro.

O heli sobrevoava agora um mar de verde, onde manadas de bisontes pastavam despreocupadamente, fazendo com que as turistas se pusessem de pé e disparassem suas câmeras e filmadoras 3D. Mais adiante, às margens de uma curva de rio, avistaram uma aldeia dos nômades, com seus tipis cônicos construídos com couro de bisonte. Alguns dos nativos apontavam para o heli enquanto este os sobrevoava, mas não pareciam assustados.

- Podemos descer? - Indagou Xian My.

- Não temos autorização - lastimou Guo Fang. - Toda Meizhou é considerada uma reserva de vida selvagem pelas autoridades. Apenas estudiosos podem ter algum contato com os nativos, embora isso não seja frequente.

- Deve ser assustador viver num lugar assim, sem qualquer tecnologia de suporte - refletiu Yin Zhi.

- Esse é a realidade deles - filosofou o guia. - Talvez sejam mais felizes do que nós, que temos o dever e a responsabilidade de zelar pelo mundo.

Enquanto o heli se afastava da aldeia no encalço de um bando de cavalos selvagens, a senhora Quan Shu observou com orgulho:

- E quem melhor do que nós, para assumir este trabalho?

- Certamente - assentiu o guia. - Se os gigantes de Meizhou tentaram algum dia executar esta tarefa, foram derrotados por ela.

- [28-11-2018]