VIRADA DO SÉCULO! FICÇÃO?

Em 1988, Agente de Estação da Rede Ferroviária Federal S/A concursado em 1987 e ativista do Movimento Sindical e de defesa do chamado Trem do Pantanal , da Ferrovia e Direito dos Ferroviários, fui transferido de Corumbá para a estação de Antonio Maria Coelho e após 48 horas após a Greve Nacional dos ferroviários do Brasil da qual participei em Corumbá fui transferido para a Estação Luiz Gama segunda estação após a cidade de Ribas do Rio Pardo no MS.

O Movimento de Trens de Cargas era intenso devido ao transporte de Subprodutos de Petróleo, Produtos industrializados para atender MS e a Bolivia e Paraguai, pois havia o ramal Ponta Porã da Noroeste do Brasil/R.F.F.S.A. e também o transporte de proteína animal e animais vivos, além de maquinas e outros insumos vindos do maior parque industrial do Brasil que é o Estado de São Paulo e Bauru principal Estação e onde ficava a Administração desta Regional da R.F.F.S.A batizada na época de SR-10 Já foi o maior entrocamento ferroviário do Brasil. A Estação Internacional mais importante era Corumbá por sua localização geográfica estratégica do ponto de visa Geo Politico e de Comércio Exterior na America do Sul. pois além de ser fronteira com a bolivia principal país do Pacto andino com estreira ligação com o Brasil, Corumbá tem o maior potencial para ser Uma Central multi-modal Sul americana com saida para o Mar via Rio Paraguai, Aeroportos em Corumbá e na Bolivia em Puerto Suarez e ainda a ferrovia, o transporte dutoviário e duas imensas pontes no Rio Paraguai uma Rodoviária e outra Ferroviária, talvez os governos Brasilia nos ultimos 50 anos não tenham notado isso?! Aliás . , desde o tempo em que o Governo Federal ere la no Rio de Janeiro isso não é notado.

Mas, após estas considerações, não tão importantes para este texto, vou direito ao assunto: O Texto Virada do século que eu escrevia em Luiz Gamas a luz de lampião a gás e mesmo nas tardes, fora do meu turno de Agente, entrecortado pelas poesias do meu livro Poemas Feitos em Luiz Gama, acabaram desaparecendo e extraviados após o grande incêndio do cerrado e o grave acidente que sofri em Luiz Gama, de onde sai graças a solidariedade e coragem de maquinistas, agentes, ,manobradores e outros profissionais da Ferrovia que salvaram minha vida e também o Dr. José Maria e minha esposa Ednalva que depois me conduziu junto com o médico para a Capital.

As poesias, eram poemas livres e até alguns pensamentos , mas, a novidade é que eu tentava escrever um livro de ficção cientifica e politica, justamente o Virada do Século.

Recordo-me que na ficção Virada do Século, eu descrevia o futuro da humanidade e de seus governos e governantes e os efeitos de suas ideologias e religiões adotadas. Eu escrevia sobre o futuro da politica no Brasil e no mundo, apenas ficção!? Mas, como todo texto ou pensamento humano, sempre existe uma relação, ainda que tênue com a realidade dos fatos. Afinal vivemos no mundo, na terra e dentro de uma realidade objetiva.

Recordo-me que falava sobre as perspectivas do socialismo, capitalismo, estados híbridos ideologicamente e politicamente e sobre o Neo-fascismo ideológico e cientifico tecnológico que poderia dominar as relações politicas e da vida das pessoas.

Porém com os movimentos e mudanças que vi no mundo e no Brasil, como a queda do muro de Berlim, a Perestróika e Glasnost de Gorbatchov, o fim da Guerra Fria, a Ascenção economica da China ao segunda potência Capitalista e bélica da terra. Com Certeza a Geografia politica do mundo mudou rapidamente e surgiram até mesmo novos países e ainda temos a divisão e choques gravíssimos no mundo asiático e árabe, as Guerras violentas, a tragédia humana dos refugiados e a tentativa dos Judeus de aniquilar de vez o Povo palestino e seu sonho de construir a nação Palestina livre e independente com Capital em Jerusalém.E ainda temos a ascenção do Milionário Donald Trump nos Estados Unidos após o governo de Obama que tentava uma politica mundial mais branda, os Conservadores e até alguns governantes Neo-nazistas ganharam força no mundo atual e fico, pasmo, em perceber que minha ficção Virada do Século , não era tão ficção assim, pena terem se extraviado os originais ainda manuscritos.

Fico preocupado, em ver que minha tênue e frágil ficção, não estava tão longe da realidade e perspectivas de futuro..Afinal chegamos ao futuro e podemos em nossos smart fones falar , ver e ouvir amigos e parentes até no distante Japão e na Suiça.

Eu falava de três opções para a humanidade: Uma Social democracia socializante branda de centro com forte apelo a atender demandas sociais,Um capitalismo civilizado menos cruel, Um capitalismo radical neo-nazista cientifico-tecnológico de controle social.

Em um dos capítulos,recordo-me que escrevi sobre a possibilidade de haver um forte controle social no futuro, utilizando a tecnologia e os moderníssimos chips instalados nas nádegas, braços ou cabeça dos cidadãos, inclusive com localizadores e GPS de alta precisão.

A realidade e adaptação das pessoas a um novo contexto histórico e social, mostra que minha "ficção" escrita em Luiz Gama, desaparecida tinha algo a ver com o nosso real e "Admirável Mundo Novo" de 2018.