Progresso Perdido

- Comandante Ferris, fala o controle da missão, Houston.

Ferris flutuou até o console de rádio e puxou o microfone do seu suporte.

- Ferris na escuta.

- Estamos detectando um objeto não-identificado aproximando-se da Estação Espacial Internacional pelo vetor 270.

- Curso de colisão? - Indagou o astronauta, preocupado.

- Mantida a rota atual, é algo bastante improvável... o problema é que o objeto já fez duas correções de curso nas últimas duas horas.

- Detectaram a procedência?

- A velocidade é baixa, compatível com uma das nossas espaçonaves, mas veio de algum lugar acima da eclíptica. Não há nada lá, como sabe.

- Vou pedir para o Luigi dar uma olhada pelo telescópio... vetor 270?

- Um momento, comandante...

Ao voltar, a voz do operador do controle de terra deixou transparecer preocupação.

- Vetor 265. Fizeram outra correção de rota.

- Está vindo em nossa direção - concluiu Ferris, mordendo o lábio inferior.

* * *

- Comandante... parece ser uma das nossas - informou o astrônomo Luigi La Pietra pelo intercomunicador.

- Explique a sua conclusão - solicitou Ferris, impaciente.

- Não sou um especialista em veículos russos... vou pôr a imagem na tela, talvez o major Luchok possa confirmar.

Luchok Yanovich flutuou pelo módulo de comando e aproximou-se de Ferris, que se posicionara em frente a um dos monitores que exibiam imagens de fora da EEI.

- É uma "Progress"? - Indagou Ferris ao major.

- Sim, é uma "Progress"... não-tripulada, obviamente - avaliou Luchok, estreitando os olhos. - Mas esse modelo não é usado desde 1990, antes do fim da União Soviética: veja, não tem os painéis solares das versões posteriores.

- O que essa "Progress" está fazendo aqui? E de onde está vindo? - Inquiriu o comandante.

- Não tenho a mínima ideia... - admitiu Luchok. - Vamos tentar Baikonur e ver se sabem de alguma coisa.

O controle da missão em Baikonur informou que não sabia de nada - e que a "Progress" não respondia aos comandos enviados.

- Parece estar usando um antigo protocolo cifrado da União Soviética; não conseguimos acessar o sistema - informou Baikonur.

- Quem está controlando essa "Progress"? - Insistiu Ferris.

- Aparentemente, está voando no piloto automático - avaliou Baikonur.

- Por quase 30 anos? - Questionou incrédulo Ferris.

- Ao que tudo indica - respondeu o operador de terra, mal disfarçando seu orgulho.

* * *

Meia hora depois, a "Progress" entrou na mesma órbita da EEI, e disparou os retrofoguetes para regular sua velocidade pela dela. Era óbvio agora que o veículo pretendia acoplar-se com a estação espacial.

- Aparentemente, essa "Progress" fazia parte de uma missão secreta da extinta União Soviética, e foi dada como perdida logo após seu lançamento - informou o controle de terra em Baikonur. - Acreditamos que ela se dirigia à antiga estação espacial Mir, desativada em 2001.

- E qual era a natureza da missão? - Indagou Ferris.

- Classificada - respondeu Baikonur.

- O que sugerem que façamos?

- Transmitam a telemetria da Mir para que a "Progress" acople. Se ela não os reconhecer como um porto seguro, os resultados podem ser imprevisíveis.

Ferris virou-se para Luchok, que acompanhava a conversa ao seu lado.

- Podemos fazer isso?

- Naturalmente - respondeu confiantemente o major, começando a digitar num terminal de computador.

Pouco depois, a "Progress" disparou pela última vez seus retrofoguetes e aproximou-se lentamente do módulo Poisk, onde acoplou minutos depois sem maiores percalços. Por medida de segurança, Ferris liberou o major Luchok para entrar a bordo da cosmonave, mas somente após ter vestido o traje espacial.

- Não sabemos quais são as condições lá dentro após 30 anos no espaço - justificou.

Finalmente, Luchok entrou no módulo Poisk e abriu a escotilha que dava acesso ao compartimento de carga da "Progress". Seus dois colegas a bordo da EEI aguardaram ansiosamente até que ele deu sinal de vida pelo rádio.

- Vocês não vão acreditar no que essa "Progress" estava levando para a Mir...

Fez um ligeiro suspense e complementou a informação:

- Vodca e caviar... quase duas toneladas e meia de vodca e caviar!

- Missão secreta, hein? - Ironizou Ferris.

- Soa mais como uma festa, para mim - comentou Luigi.

- Vodca envelhecida 30 anos no espaço... precisamos experimentar isso! - Exclamou Luchok.

- Pode começar a descarregar, major - concluiu Ferris.

- [18-10-2018]