Entulho

Em sua nave translúcida com formato de bolha, o corretor levou o Velho, possível comprador, até bem próximo da nuvem molecular cujos lotes estavam sendo oferecidos em promoção.

- Se está procurando um investimento de longo prazo e estável, essa é a melhor oferta da Galáxia! - Anunciou em tom grandiloquente.

O Velho lançou um olhar cético para a nuvem de gás amorfa que se desenhava contra as estrelas distantes.

- Tem que ser mesmo uma pechincha. Isso aqui é bem longe do centro galático!

- Há um plano de expansão aprovado - minimizou o corretor. - Em apenas 8 bilhões de anos, esse loteamento será incorporado pela Galáxia de Andrômeda!

- Oito bilhões de anos... - resmungou o Velho. - Difícil dizer se o meu projeto vai durar tanto tempo...

- De quantos sóis vai precisar? - Indagou solícito o corretor, tablet na mão.

- Apenas uma estrela classe G será suficiente - avaliou o Velho, cofiando a barba branca.

- Se levar quatro, dou um bom desconto - sugeriu o corretor, exibindo os valores no tablet.

- Só vou precisar mesmo de um... mas se eu comprar dois lotes e colocar três sóis num deles, por quanto sairia?

O corretor fez os cálculos. O Velho balançou a cabeça, em aprovação.

- Está bem, vou ficar com dois lotes. Pode começar a semeadura.

O corretor apertou alguns botões no painel de controle à sua frente. Duas esferas metálicas foram disparadas contra regiões adjacentes da nuvem molecular.

- O processo foi iniciado, mas vai precisar esperar pelo menos uns 2 bilhões de anos antes dos planetas formados se estabilizarem - alertou o corretor.

- Eu não estou com pressa - ponderou o Velho, voltando seu olhar para cima, pelo casco translúcido da nave. Dali podia-se ver o disco leitoso da galáxia de Andrômeda, pairando contra o negror do espaço.

- Oito bilhões de anos para a incorporação do loteamento, você disse?

- Passam num piscar de olhos - assegurou o corretor.

- Para nós, talvez - retrucou o Velho.

E enquanto o corretor programava a trajetória de retorno, comentou esperançoso:

- Viver nesse arrabalde vai ser uma lição de humildade para os futuros seres que pretendo colocar aqui.

O corretor encarou-o com simpatia.

- Ah, espero queimar minha língua, mas quem vê o seu sol no céu, tende a pensar que mora no centro do Universo!

Em seguida, manobrou a nave para voltar ao centro galático.

- [19-08-2018]