Terreno elevado

[Continuação de "Entre gigantes"]

Diante da acusação de Poliphom, o Kukoplos, o preboste Raymir fez-se de desentendido.

- A quais armas se refere?

- Verificamos que, entre o seu pessoal, há dois geanos... um casal deles, mais especificamente. Nega que seu Império Estelar pretenda utilizá-los para desenvolver soldados híbridos?

A ideia era tão bizarra que, por um momento, Raymir viu-se sem ter o que responder. Mas, pensou, se o Kukoplos estava preocupado com aquela possibilidade, ela tinha tudo para ser factível. Não adiantaria meramente negar, pois poderia ser tomado como mentiroso. Por outro lado, o terceiro "geano" - Davynn - não fora identificado como tal pelos Kukoplos, já que, obviamente, era um troll. Teria que falar a verdade - ao menos, em parte.

- Estivemos no planeta dos geanos, é fato, mas como membros de uma expedição de resgate imperial - explicou Raymir. - Pode consultar nosso diário de bordo, para confirmar minha história. Buscávamos localizar o paradeiro da esposa do imperador e seu piloto, que desapareceram há muitos anos neste quadrante da Galáxia...

Poliphom ouviu todo o relato atentamente, sem mexer um músculo em seu rosto esverdeado. Finalmente, pronunciou-se.

- Sim, entendi que rastrearam o local da queda da nave imperial em Gea... mas porque resolveram levar este casal de nativos com vocês?

- Porque... acreditamos que eles possam ter tido algum contato com os tripulantes da nave, mesmo que não fossem capazes de entendê-los - alegou Raymir. - A ideia é submetê-los a uma psicossonda na Cidade das Estrelas. Pelas idades de ambos, intuímos que poderiam ter testemunhado o acidente.

- Não sei qual utilidade teria tal informação depois de tanto tempo... - ponderou Poliphom. - Últimas palavras de moribundos?

O preboste respirou fundo.

- Eu não pretendia tocar no assunto, mas para provar que nada tenho a esconder, vou lhe revelar um outro aspecto da nossa expedição: estamos tentando levantar provas de que a nave da imperatriz foi sabotada. Talvez ela tenha dito algo aos geanos sobre suas suspeitas, que nos permitam levar o sabotador à justiça.

- Um objetivo nobre, devo admitir - manifestou-se Poliphom. - Quiçá eu possa ajudá-lo neste quesito... nós temos alguma experiência prática com geanos.

"Soldados híbridos, hein", pensou o preboste.

- Podemos extrair as memórias dos geanos - prosseguiu o Kukoplos em tom condescendente - e repassá-las a você, como prova de nossa boa-vontade para com o Império Estelar. Imagino que não haverá problema em destruir as mentes dos geanos neste processo... afinal, vocês não planejam desenvolver soldados híbridos.

Raymir engoliu em seco. Não, aquilo era impensável!

- Agradeço muitíssimo a sua oferta, mas temos condições de realizar esse procedimento na Cidade das Estrelas, sem destruir as mentes dos nativos - retrucou ele, com um sorriso amarelo.

O Kukoplos encarou-o com severidade, do alto dos seus mais de 3 m de altura.

- Preboste Raymir, creio que não está entendendo a natureza da minha generosa oferta: estes geanos não vão sair daqui, vivos ou mortos; não podemos permitir que os levem para o seu Império. Mas, tendo em vista que de onde estes saíram, há muitos mais, vamos extrair-lhes as memórias e estas lhe serão entregues. Depois, estarão autorizados a partir.

Como dizer ao futuro imperador, pensou Raymir, que seus pais adotivos seriam condenados à morte - e de modo particularmente cruel?

- [Continua]

- [29-07-2018]