A pistola de cola

Os escudos defletores ainda estavam em sua infância naqueles dias pioneiros de navegação tripulada pelo Sistema Solar, e quando saíamos do Cinturão dos Asteroides de volta à Marte, a "Calypso" foi atingida por um meteoroide. Com o impacto, foi aberto um rombo no alojamento da tripulação, e a astronave começou a despressurizar imediatamente. Felizmente, havia apenas um tripulante no local, no momento da colisão, e ele escapou sem maiores problemas, fechando a eclusa de ar que ligava o aposento ao restante da nave. Mas agora, como faríamos para utilizar o alojamento, já que ele perdera a atmosfera?

- São mais duas semanas até Marte... e vai ser complicado improvisar leitos nas outras áreas da nave - avaliou o chefe de operações Torres.

- Pelas imagens do circuito interno de TV, consertar o casco é caso para estaleiro - atalhou o engenheiro de voo Flores.

O capitão Palhares ouviu seus oficiais graduados, e inquiriu:

- Mas podemos fazer um reparo provisório, que nos permita chegar até a órbita de Marte utilizando o alojamento?

- Não temos equipamento de solda, capitão - ponderou Flores.

- Mas temos pistolas de cola industrial no almoxarifado - retrucou ele. - E placas de acrílico. Cortamos uma placa para cobrir o buraco aberto pelo meteoroide, colamos por dentro e repressurizamos o alojamento. A pressão do ar e a cola manterão o buraco selado... desde que permaneçamos em órbita, claro.

E assim foi feito.

Por incrível que pareça, funcionou perfeitamente.

- [25-07-2018]