Entre gigantes

[Continuação de "Golpe Baixo"]

A meio caminho entre a Terra e Panka-VII, muito distante ainda dos domínios imperiais, a "Sashmur-IV" apresentou um inesperado mau-funcionamento em seus geradores de dobra espacial que a forçaram a emergir do hiperespaço em pleno espaço interestelar. O preboste Raymir convocou uma reunião de emergência, para avaliar a situação juntamente com seus oficiais mais graduados, os tenentes Sydu e Yaman.

- A nave foi submetida a uma revisão completa antes da decolagem - afirmou Yaman, o engenheiro de bordo. - Seria extremamente improvável que apresentasse esse tipo de defeito justamente agora.

- Acreditam que fomos sabotados? - Indagou Raymir, preocupado.

- Ainda é cedo para dizer, mas devemos considerar esta hipótese - admitiu Sydu.

- E temos condições de sanar o problema e seguir viagem? - Raymir inquiriu Yaman.

- A natureza do defeito torna nosso deslocamento pelo hiperespaço extremamente lento - explicou Yaman. - O ideal seria que nos deslocássemos até um estaleiro para trocar o núcleo do gerador de dobra.

- Mas não há nenhum estaleiro próximo... - ponderou Raymir. - Ou há?

- Não há nenhum estaleiro imperial próximo, é fato - reconheceu Yaman. - Mas a Coalizão dos Kuklopos possui um posto avançado nas imediações estelares, para atender suas naves de exploração. Poderemos chegar lá num par de dias, sem forçar muito as máquinas.

- Não temos relações formais com a Coalizão - lembrou Raymir.

- Tampouco são nossos inimigos - argumentou Yaman. - De qualquer forma, são nossa melhor possibilidade de repararmos o defeito e seguir viagem.

- Está bem, - admitiu Raymir - vamos mudar o curso para a base dos Kuklopos, e pensar em como faremos para pagar pelo conserto, partindo do pressuposto de que estarão dispostos a nos ajudar.

E, voltando-se para Sydu:

- Enquanto isso, se fomos mesmo vítimas de uma sabotagem, espero que encontre o responsável, o mais rápido possível. Alguém na Cidade das Estrelas pode não estar querendo que regressemos...

- Assim será feito - prometeu o oficial.

* * *

A Coalizão dos Kuklopos consistia numa aliança frouxa entre algumas centenas de sistemas solares colonizados e habitados pelos gigantes humanoides Kuklopos. Eram seres extremamente cultos e avançados, mas que jamais haviam demonstrado interesse em realizar acordos de qualquer espécie com o Império Estelar. E, por sua distância das fronteiras imperiais, também nunca tinham despertado o interesse ou a preocupação destes. Pelo menos, até o momento em que a "Sashmur-IV" entrou no raio de alcance dos instrumentos de detecção do posto avançado, localizado num planeta com gravidade 20% inferior à da Terra.

- Posto avançado Kuklopos, fala o cruzador imperial "Sashmur-IV". Pedimos sua permissão para um pouso de emergência, temos problemas a bordo - transmitiu Raymir quando a nave entrou em órbita.

- Este posto avançado é apenas para membros da Coalizão - respondeu uma voz pachorrenta vinda do controle em terra.

- É uma emergência, repito, posto avançado - insistiu Raymir.

- Aguarde enquanto falo com meu oficial superior - informou a voz.

Após alguns minutos de expectativa, a voz retornou.

- Você foi autorizado a descer em nosso astroporto, "Sashmur-IV", mas sua nave será submetida a uma inspeção por nosso pessoal. Vocês deverão desembarcar enquanto este procedimento é realizado - desarmados.

- Podemos confiar neles? - Indagou Raymir à Sydu, após interromper a transmissão.

- Vou esconder algumas armas portáteis em nossa bagagem de mão - ponderou Sydu. - Nunca se sabe...

Raymir reativou o canal de comunicação.

- Aceitamos suas condições, posto avançado. Transmita suas coordenadas para pouso.

- Estou ativando um radiofarol - foi a resposta lacônica.

O piloto do cruzador passou os comandos para manual e tirou a nave de órbita, seguindo o sinal transmitido de terra.

* * *

A "Sashmur-IV" pousou num campo de pouso auxiliar do astroporto, sob a luz vespertina do sol do sistema, uma estrela alaranjada. O local estava cercado por tropas dos Kuklopos, seres de mais de 3 m de altura e epiderme esverdeada, com um único olho no meio da testa. Em fila indiana, a tripulação do cruzador (incluindo seus três hóspedes terrestres), desembarcaram e entraram num transporte antigravitacional que os anfitriões haviam colocado à disposição deles. Quando todos estavam a bordo, um alto-falante informou que seriam levados à uma central de triagem, onde o preboste Raymir poderia falar com o oficial comandante.

Ao desembarcarem no destino, um alojamento com camas enormes, Raymir foi separado do grupo e conduzido por dois soldados ao comandante da base. Este aguardava por ele, junto a uma grande vidraça panorâmica na torre de controle, da qual podia-se descortinar todo o astroporto.

- Preboste Raymir? Eu sou Poliphom, responsável por este posto avançado - apresentou-se o Kuklopos.

- Fico-lhe por muito agradecido por ter atendido nosso apelo - reconheceu Raymir.

- Regras da boa hospitalidade interestelar - aduziu Poliphom. - O que me leva a lhe perguntar: o seu povo também respeita estas convenções?

- Naturalmente!

- Se respeitam, porque trouxeram armas para dentro da minha base? - Inquiriu secamente o alienígena.

[Continua em "Terreno elevado"]

- [18-06-2018]