Papai Noel Overdrive

Após desatracar do cruzador da companhia, em órbita, Lam Phat passou os controles do módulo de descida para manual. Normalmente, escolher o melhor lugar para pouso seria tarefa do piloto automático, mas naquela circunstância específica, precisava dar uma boa circulada sobre a região atingida até decidir onde seria seguro colocar os pés. Ao seu lado, na cabine transparente, seu colega Vu Minh balançava a cabeça em sinal de desalento, tão logo cruzaram a camada de nuvens e passaram a sobrevoar a superfície do planeta.

- Rapaz... que bagunça!

- O replicador ainda está em funcionamento - comentou Lam Phat, olhos postos nos sensores de longa distância.

- Conseguiu detectar o epicentro?

- Mais uns cinco minutos à nossa frente... talvez não dê pra descer lá.

Vu Minh logo entendeu o porquê. O relevo abaixo deles começou a afundar, como se estivessem voando sobre uma gigantesca cratera de impacto; só que a cratera crescia sem parar, e seu interior, embora estivesse cheia de uma massa indistinta e multicolorida de objetos, também afundava sem parar.

- Se não conseguirmos desativá-la, essa coisa vai furar o planeta até o centro, como um buraco negro - prosseguiu Lam Phat.

- O planeta vai explodir antes disso - retrucou Vu Minh. - A máquina não é um buraco negro...

- Não, é pior do que um... - ponderou Lam Phat.

E, em seguida, após estabilizar o módulo sobre o ponto mais profundo da cratera artificial:

- Não vai dar pra descer, perigoso demais. Vou baixar um R-6000, programado para achar o replicador e desativá-la, caso ainda seja possível.

- Você acha que um só um R-6000 dará conta do recado? - Duvidou Vu Minh.

Lam Phat, digitou uma sequência de comandos num painel à sua frente, antes de responder.

- Os R-6000 são espertos - declarou.

* * *

O módulo de descida havia finalmente pousado à cerca de 100 m de distância da borda da cratera, que, finalmente, parara de crescer. Os técnicos aproximaram-se para examinar alguns dos objetos que a preenchiam quase até a borda: cavalos de madeira, bonecas de pano, bolas de borracha, tambores de lata, meias de lã colorida...

- O que o usuário disse que estava fazendo quando a máquina emperrou? - Indagou Vu Minh, examinando uma boneca com olhos azuis de botão, vestido vermelho e cabelos amarelos de fios de lã.

- Mostrando ao filho como Papai Noel fazia para entregar presentes para todas as crianças do mundo... - suspirou Lam Phat.

- Todas?

- Todas.

- E como o R-6000 conseguiu convencer o replicador a parar?

Lam Phat desviou os olhos para o horizonte, onde um sol alaranjado estava se pondo.

- Ele disse que as crianças de hoje não acreditavam mais em Papai Noel... - declarou.

- [26-04-2018]