Produto de qualidade

- Mercadores de melange existem muitos, mas nós, os Alhuq, zelamos pela qualidade do nosso.

Zahir Aljabbar encarou seu interlocutor, Misfar Alhuq, sentado à sua frente num café de Ismaniam, principal porto planetário de Kazzan, planeta agrícola da província imperial de Husazun.

- Já tinha ouvido falar de vocês... - comentou - melange é quase sempre vendido como um produto primário... mas vocês comercializam diversos derivados para um mercado de luxo, sofisticado... e sempre destacando o seu nome de família. Por quê?

- Melange é um "tovar", creio que era essa a expressão em proto-galach - explanou Misfar. - Mas, para fazer a diferença, sobressair da multidão anônima, resolvemos fazer diferente. Por isso, a ênfase no nosso nome... é um conceito muito antigo, oriundo da Velha Terra: "marca". Quando as pessoas ouvirem o nome "Alhuq", queremos que pensem em produtos de qualidade.

- É um conceito interessante... - ponderou Zahir. - Exótico, mas interessante. E o que veio fazer em nosso remoto planeta, onde certamente não encontrará os nobres com recursos para adquirir os seus produtos exclusivos?

Misfar cofiou a barba, satisfeito com o comentário.

- Estamos investindo numa linha de perfumes com essência de melange, e a fama dos mestres perfumistas de Kazzan é bem conhecida. O seu trabalho será recrutar alguns aprendizes talentosos, para que trabalhem conosco em Baharat. Além do salário, oferecemos uma participação nos lucros... paga em melange.

- Não parece ser uma tarefa das mais difíceis - avaliou Zahir. - Inclusive, vou sugerir que nossos perfumistas produzam uma linha alternativa do produto de vocês, sem melange na fórmula...

- Para quê? - Indagou Misfar surpreso.

- Eu também sei um pouco de proto-galach. Uns dizem que isso se chamava "massificação". Outros, de "falsificação" mesmo. Enfim, imitações que o povo possa adquirir.

- Mas não terão a qualidade do produto Alhuq! - Protestou Misfar.

- Bem o sei... - disse Zahir. - Mas há quem se contente somente com a aparência, desde que custe barato.

- [25-04-2018]