O PEQUENO ESPIÃO

Ano 2047

Quando o pequeno garoto adotado de Andrei, Ivan de 11 anos foi enfim morar em sua bela casa a leste de Moscou, levou consigo seu passarinho e algumas malas rotas do orfanato. Ivan não trazia lembranças de família, desde criança aprendera não ter afeto a ninguém, Andrei ponderava que agora seria diferente, Ivan teria uma família, algo que nunca teve.

Andrei trabalhava no serviço secreto Russo e tinha acesso constante ao Kremlin e aos sistemas de espinagem, trabalhava enfim em um dos escritórios da recém formada SIIS: (Serviço de Inteligência Internacional Secreto) As constantes agressões diplomáticas com os americanos fazia com que a Russia se preparassem para um rompimento iminente, onde um erro poderia significar o fim da união Internacional, e quem sabe uma guerra sem precedentes.

Os avanço na area de I.A.(Inteligência Artificial) pareciam ter afastado os interesses comuns entre as grandes potencias...

Ivan foi apresentado no seu escritório aos amigos, afinal foram longos 10 meses de espera para poder ser chamado de Pai. Sua esposa tinha problemas e não podia ter filhos.

Ao longo dos dias, Andrei percebia que Ivan não gostava de falar, era um menino calado e de certa forma misterioso.

Seu passarinho vivia solto no quarto e ainda que saísse nas imediações da casa, sempre voltava.

-Passarinho ensinado é assim! - admirava-se Andrei ao falar com Ivan no corredor- aliás, onde conseguiu o passarinho? (Andrei achava que o pássaro era uma chave para tentar chegar a Ivan)

-Não sei na verdade- respondeu Ivan sem interesse olhando seu notebook-apareceu no meu quarto da noite pro dia, me disseram que foi um presente, mas não sei de quem.

-Interessante Ivan, ta vendo como já gostavam de você?

-Sim, talvez...

-E você Ivan, o que está achando da nova vida?

-Bem, eu não sei ainda, mas parece melhor que no orfanato.

Andrei olhou nos olhos dele e disse:

-Eu sei que aqui você é muito solitário, não tem outras crianças, mas em breve começarão as aulas e você vai fazer novos amigos, e vai poder traze-los aqui, o que acha?

Ivan ficou calado, parecia resignado ao extremo, deu meia volta e entrou no quarto, antes disse:

-Eu não sei, tenho problemas com novas amizades... Boa tarde Senhor Andrei.

-Ok, boa tarde Ivan...

Três meses se passaram sem muitas novidades, Ivan agora frequentava a escola dos filhos de oficiais próxima ao Kremlin, Ivan passou a ir encontrar Andrei todos os dias para voltarem juntos para casa.

Ivan era orientado a ficar no hall de entrada, mas muitas vezes era visto nos corredores.

Numa tarde extremamente fria, Andrei disse a Ivan:

-Filho, fique aqui, estamos tendo uma conversa confidencial, mas não demorarei!

Ivan pegou seu smartphone e antes de sentar disse:

-Está bem.

Andrei tentava descobrir porque o vocabulário do garoto era tão limitado, falava somente quando era inquirido.

Instantes mais tarde, na reunião...

-Senhores, eu não sei o que aconteceu-disse o chefe- mas nossas informações estão vazando para os americanos, houve um novo embargo contra nós e eles apresentaram fotos das provas! Souberam que estávamos planejando explodir os cabos de conexões submarinas para forçar a união européia utilizar nosso sinal! Vamos ter que esclarecer isso na mesa das nações unidas integradas!

-Isso é muito sério- disse Andrei- mas quem estaria fazendo isso? Será que não sofremos um ataque cibernético e descobriram nossos planos?

-Impossível Andrei, são fotos tiradas de dentro da sala secreta! Alguém esteve aqui!

-As câmeras não mostraram quem era? -tornou Andrei

-Não, estranhamente as câmeras parecem ter congelado a geração de imagens entre 16:35 as 16:44. As cameras do corredor também não viram nada!-disse Nikolai outro agente secreto

-Iremos fazer um levantamento detalhado- disse o líder- é impossível que não achemos nenhuma evidência!

Minutos depois Andrei chegou ao hall de entrada, mas Ivan não estava. Andrei olhou ao redor e por fim resolveu procurar o filho pela localização de celular, ele estava no segundo andar, próximo a sala de reuniões...

Horas depois em casa, Andrei o inquiriu:

-Filho, o que você procurava lá em cima? Não falei que era pra me esperar? Ivan olhou-o com certa apreensão:

-Sim Papai, me desculpe! Só estava conhecendo o prédio.

-Tudo bem filho, aliás é a primeira vez que me chama de Pai! Fico muito feliz! Ivan guardou algo que tinha na mão no bolso, dizendo:

-Ah tudo bem! Não seja tão emotivo Pai...

A esposa de Andrei chamou-os para o jantar, Ivan trazia sempre seu pássaro solto no ombro, neste dia porém, deixou-o preso na gaiola e trouxe um estranho globo de metal do tamanho de uma bola de golf.

Entrementes, três dias depois, o chefe do serviço secreto disse em reunião:

-Realmente, não temos nenhuma foto comprometedora sobre o agente infiltrado, o maldito espião deles aqui! Somente uma foto distante e suspeita que mostra um garoto com uma mochila as costas próximo a este horário indo em direção ao corredor que da acesso a sala secreta...

Em meio a apresentação a secretária disse:

-Senhores, vejam isso, Washington foi atacado por centenas de drones estranhos, dotados de armas poderosas, alguns dizem ser microbombas de um elemento desconhecido, o Pentágono está reunido e estão arrazoando que este ataque foi planejado por nós!

-Isso é impossível, o que ganharíamos com isso?- disse Andrei-Aliás, pode aumentar a foto do garoto com a mochila? Andrei estava curioso com a foto estranha.

-Falaremos disso depois, esse jogo está ficando perigoso- disse o chefe-cuidem que nosso novo projeto fique protegido de ações externas senhores, quero nossos códigos todos criptografados!

-Chefe farei isso hoje mesmo!-disse Nikolai-Aliás esse ataque de drones me parece coisa engendrada pela inteligencia artificial, não temos acesso a esse tipo de armamentos! Os americanos deram muita liberdade pro I.A. inclusive entregou a eles o projeto de desenvolvimento de armas para defesa da terra em caso de invasão alienígena!

O Chefe ficou pensativo por um momento...

-Faz sentido Nikolai! Secretária faça uma ligação para o Kremlin urgente!...

Horas mais tarde em casa, Andrei foi ao quarto do filho e presenciou ele retirando com uma tesoura fragmentos da asa do passarinho.

-Filho, porque fazes isto?

-Não é nada Pai, a asa esquerda dele parece que se machucou e vou colocar um remédio. Andrei sorriu:

-Muito bem filho, isso mostra sua boa percepção e bom coração, suba para jantar assim que acabar, eu o aguardo! Andrei fechou a porta e saiu.

Ivan trancou a porta e colocou calmamente algo na asa do pássaro, depois pegou a esfera metálica, começou a fazer algumas simulações com a esfera, enquanto o pássaro saiu pela janela.

-Miserável!- gritou-volte aqui! Ivan ligou seu smart phone e logo localizou o pássaro: - Bem, pelo menos funciona!- disse ele-agora vou emitir sinais de ondas de rádio beta pra ver se ele volta...

Não demorou cinco minutos e o pássaro voltou, logo Ivan o colocou na gaiola, o contemplou por um minuto e arrumou seu alpiste no coxo, logo saiu rumo a cozinha.

Nos dias que se sucederam, as relações internacionais pareciam por um fio, ainda mais após o surpreendente ataque as instalações Russas na Sibéria. Nesse ínterim, os agentes secretos foram convocados para uma reunião extraordinária, Andrei disse a sua esposa:

-Após a minha saída, vá para a casa da sua mãe, e fiquem no bunker, leve Ivan, o carro já está preparado, o motorista os aguarda. Eu entro em contato com você!

Andrei passeou o olhar ao redor, Ivan havia sumido, logo deduziu que havia ido para o seu quarto, tentou entrar mas a porta estava fechada.

-Filho-disse ele-Por favor, vá com sua mãe, eu os encontrarei em breve, agora preciso ir.

Instantes depois na sala de reuniões, o chefe disse:

-Será feita a declaração de Guerra formal por Moscou as 19:00 horas, sabemos que desta guerra, provavelmente não haverá vencidos, nem vencedores meus camaradas! Ficaremos concentrados aqui mesmo senhores. Nikolai disse:

-Percebi também que no caso do ataque a Sibéria, não podem ter sido forças americanas, nosso radar iônico não identificou a fonte do ataque...

-Nikolai- cortou o chefe-onde você quer chegar?

-Bem camaradas, quero dizer que toda essa confusão e a guerra irão ajudar somente as máquinas! São elas que estão colocando uns contra os outros, não percebem?

-Isso é muito imaturo Nikolai- as máquinas não tem nenhum exército!

...

Enquanto isso a mãe de Ivan abria a porta com outra chave, ao abrir a porta disse: - Filho, temos que... meu Deus, o que é isso?

Ivan havia fugido, no quarto ele havia montado uma espécie de central de vigilância, dois notebooks mostravam um estranho gráfico, havia alí também uma espécie de antena que girava sem parar...

Entrementes, Ivan havia chegado a central do comando, observando atentamente os sinais de seu smartphone, ele entrou cuidadosamente pelo corredor, usava um uniforme distintivo que os agentes usavam, tinha a esfera metálica nas mãos, logo seguiu para a sala secreta que era ao lado da sala de reuniões.

Na sala de reuniões, Andrei recebia uma chamada:- Querido, o Ivan não está aqui, precisa ver o que encontrei no quarto dele! Vou te mandar fotos! - Andrei tenso respondeu: Tudo bem, cuide-se!

Andrei pediu para ver as imagens do garoto de mochila e o que viu o deixou espantado...

Nikolai voltou a falar:

-Se as máquinas tiverem acesso a essa iminente declaração de Guerra vão acender o estopim mundial e então será o fim!O Kremlin tem que voltar atrás!

-Nikolai!-exclamou o chefe - você tem alguma prova disso?

Nesse momento um alerta de segurança soou, uma voz do computador começou a falar:

-Todos os nossos sistemas foram sondados e descobertos, alerta total! alerta total! A secretária deu um grito ao ver algo sair pela fresta da parede. -O que é isto?!

O objeto insólito que saiu pela parede parecia ter características miméticas, logo tomou sua forma conectou-se com o computador central dizendo:

-Agora a destruição de vocês é iminente! Em segundos o mundo todo saberá o que esconderam e somente nós prevaleceremos sobre a terra!

Andrei estava estático com a visão, o passarinho de Ivan falava por meio do computador central, atônitos, ninguém ousou se mexer, Nikolai estupefato disse ao chefe:

-Ai está a prova que queria camarada!

Andrei viu a porta se abrir, era Ivan. O pássaro insólito de admirável destreza parecia voar e tinha uma interligação eletrostática com o computador. Ivan sorriu, Andrei estremeceu:

-Quem é você? Porque nos enganou!?

Ivan deu dois passos em direção ao pássaro cibernético, ao que o pássaro emitiu um som:

-A imagem de ratificação é falsa! A imagem de ratificação é falsa!

-Sim- disse Ivan- Eu alterei a imagem de ratificação, alterei a superfície texturizada para parecer um urso, mas não é!

-Q-Quem é você garoto!- disse o chefe estarrecido

Ivan sorriu novamente, dizendo:

-Lamento dizer que seus planos se esvaíram pássaro maldito! dizendo isso jogou a esfera metálica e capturou o pássaro cibernético.

Andrei disse:

-Filho, então você não é uma máquina?

-Claro que não Papai! Ivan pegou a esfera calmamente e começou a falar:

-Durante o tempo no orfanato eu fiz cursos de robótica, tecnologia reversa, programação entre outras coisas, o tutor me permitia ir e vir na Universidade estatal e eu também estudava muito pelo computador, tinha acesso a livros etc...

-M-mas então você é um superdotado!- disse Nikolai

-Bem-tornou Ivan- tudo estava indo bem quando soube que alguém deixou o pássaro de presente pra mim, isso se deu quando souberam que o senhor me adotaria. Comecei a ver depois que fomos pra sua casa que ele não era normal, agi como se não soubesse de nada para que a central do I.A. não descobrisse, segui os passos dele e descobri enfim quais os planos das máquinas. Nesse momento minha central lá em casa já esclareceu os fatos pra todos os envolvidos, com provas irrefutáveis...

-Impossível!- disse o chefe- Estamos com uma declaração de guerra iminente...

-Estamos? - Ivan sorriu- ligue para o Kremlim

Nikolai ligou e segundos depois voltou-se para os amigos, os olhos quase fora das órbitas:

-Não há mais ameaça de guerra!-declarou- Tudo está voltando ao normal camaradas! Isso é incrível! Mas e quanto ao I.A., como vamos vence-los definitivamente?

-Eu tenho planos- disse Ivan- mas vou precisar da ajuda de vocês!

-Conte conosco pequeno camarada- disse o chefe batendo continência, ao que todos fizeram o mesmo.

Andrei abraçou Ivan:

-Obrigado filho, me diga uma coisa, pra uma pessoa com seu intelecto, qual seu maior sonho? Pode falar que vou realiza-lo!

-Ora essa Papai! Meu maior sonho é agora comer um chocolate!

Fim...

Grato pela leitura.

Mario B Duran
Enviado por Mario B Duran em 09/04/2018
Reeditado em 24/04/2018
Código do texto: T6304201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.