Carga total

Lembro-me como se fosse hoje. Encontrei Gonzalo casualmente na rua, após meses sem vê-lo. Ele estava com uma aparência rejuvenescida e vários quilos mais magro. Perguntei-lhe se a explicação para o fenômeno era alguma namorada nova, e ele riu.

- Você não vê televisão? Estou fazendo a dieta da água!

- Há quanto tempo?

- Trinta dias! - Exclamou ele, com orgulho.

- Trinta dias... bebendo somente água? - Indaguei incrédulo.

- Sim! E nunca me senti melhor na vida, pode acreditar!

A água que ele estava bebendo não era aquela comum da torneira, naturalmente: tratava-se de água importada dos mares subterrâneos de Encélado, a lua de Saturno. Como o custo de transporte do produto era elevado (afinal, Saturno dista cerca de 1,2 bilhão de km da Terra) e com as limitações de comercialização para produtos extraterrestres imposta pelo governo, a água, vendida sob o nome de "Ring Drink", continha talvez 1% do produto original, minerado na superfície da lua gelada. E, diferentemente da diluição da homeopatia, essa porcentagem ínfima parecia realmente trazer alguma vantagem visível, pelo que eu estava podendo verificar in loco. Mas as novidades não paravam por aí.

- Conheço pessoas que já estão há sessenta ou mais dias na dieta, e pararam totalmente de comer. Consomem apenas o "Ring Drink"!

- Bom... mas mesmo que a água de Encélado dê à estas pessoas uma "recarga", eu imagino que deverão precisar de nutrientes, sais minerais... afinal, nosso corpo é constituído pelos alimentos que consumimos - ponderei. - Não dá pra obter isso apenas bebendo água...

- Você tem razão. A mesma empresa que fabrica o "Ring Drink" está disponibilizando em caráter experimental uns emplastros de nutrientes para serem utilizados pelos que desejarem ingressar na dieta de longo prazo. Eu mesmo pretendo aderir!

- Mas isso passou por testes em laboratório? É seguro substituir todos os alimentos por... emplastros? - Questionei.

- O governo classificou os emplastros como suplementos alimentares - portanto, podem ser vendidos sem restrições - afirmou Gonzalo, alegremente.

E, antes de se despedir, acrescentou:

- Pense no impacto ambiental da adoção desta dieta em larga escala: o quanto de superfície da Terra que poderá ser devolvida à natureza e retirada da agricultura e pecuária!

O futuro parecia extremamente promissor, mas, infelizmente, como Gonzalo e outros consumidores da "Ring Drink" descobriram, meses mais tarde, havia um problema básico com a água de Encélado: ela causava uma alteração estrutural no organismo de quem a consumia, ao nível das mitocôndrias. A mudança era de tal ordem que após algum tempo de ingestão, não era mais possível voltar à configuração anterior. Todos os bebedores "otimizados" passaram a depender do consumo da "Ring Drink" pelo resto de suas vidas - embora longas e saudáveis.

Mas como eu descobri, após passar a beber o produto original sem mistura, a água de Encélado representava muito mais: trezentos anos depois da morte de Gonzalo, eu continuava com a mesma aparência que tinha quando nos encontramos casualmente aquele dia, numa rua da Terra.

- [25-10-2017]