Projeto Cidade Transversal - A Cidade

A Cidade Transversal não é como uma outra qualquer. Ali é possível ouvir desde um sussurro de um elefante tanto quanto um bravejar de um cometa que atravessa alguma galáxia distante num multiverso nunca antes visitado.

O ponto fulcral de todos os universos conhecidos poderia deixar qualquer um louco, caso este planejasse compreender o que faz a Cidade Transversal ser o que é. Desde os tempos idos do firmamento até o fim de tudo, não há ainda nenhuma pista exata que possa formar com exatidão a existência daquele lugar.

Ainda assim ela ainda existe, permeando, de uma forma ou de outra, toda a existência filosófica, física e metafísica das diversas criaturas que teimam em viver. De um ponto a outro dos multiversos, nalgum momento, algumas destas criaturas irão para lá, fazer o que, ninguém sabe exatamente.

Quando se chega neste local, estas criaturas que ali chegam veem a Cidade como bem entendem. Para alguns parece ser uma gigantesca planície coberta dos mais incontáveis prédios que chegam a riscar o céu que sempre está em tom avermelhado, para outros a cidade parece ser um grande deserto, outros um descampado, mas para uma grande maioria ela é o que sempre foi, um agrupamento da existência, com prédios, casas, palácios e sempre algo a mais.

A sua história pode ser vista de forma linear, quando os seres que tentam estuda-la vem de um multiverso onde o tempo é linear, para outros, onde o passado, presente e futuro seguem um fluxo interligado e inconstante, o tempo não em noção de existir, se é que ele realmente existe.

Grandes eventos passam, ou passaram, ou passarão, quando a criatura chegar e ter de fazer aquilo que deve ser feito. Se este evento no qual ele está envolvido tem grande importância para a Cidade Transversal somente ela saberá dizer ao certo e os que ali vivem sentirão as ondas do evento proposto.

Alguns se lembram da Ekatorinta, quando o Céu mudou de verde para vermelho por conta de uma batalha de seres astrais que viviam numa linha de energia que permeia toda a Cidade, para outros o Céu sempre foi vermelho. Outros vão se lembrar da Onda, quando o mar do Norte inundou 1/3 de toda a Cidade e seres submarinos dominaram a mesma.

A batalha de Trinar, que envolveu três grandes blocos de prédios no centro da cidade durou mais de três séculos, de acordo com alguns historiadores. A Caçada dos Perdidos, onde seres luminares que existiam na Subcidade durou apenas alguns segundos, ou milhares de anos, dependendo do seu ponto de vista.

Um dos livros mais importantes já escritos sobre a Cidade Transversal, onde é possível de ler um dos seus volumes na Grande Biblioteca, tendo em seu título A Desconstrução das Estrelas, mostra como as grandes bravatas de Evram, o Sábio e de Dinosys, o Louco, tornaram parte da política da Cidade ser o que é. O tamanho total do livro ainda é desconhecido, pois já foram encontrados cerca de 20 tomos, cada qual escritos em 32 línguas diferentes conhecidas e outras 32 completamente desconhecidas. Pelo que se supõe, o autor, ou autores do livro fizeram cerca de 256 volumes, pois o mais recente tem a numeração romana CCLVI e a última página aparece com os dizeres na língua humana conhecida como português, “aqui jaz o fim”.

A Cidade é cheia de mitos e mistérios. Uma delas é a Torre Bienal. Uma construção completamente vermelha que aparece a cada dois anos no extremo nordeste da Cidade onde todos os exploradores que tentaram adentrar o local apareceram 10 anos depois no Deserto de Zeras, que fica no centro sul da cidade sem lembrarem de nada de suas vidas anteriores e com uma completa reconfiguração genética.

Ou o caso de Karshek Otras, onde uma mulher aparecia em pontos diferentes da Cidade e levava a loucura todos aqueles que a olhavam diretamente em seus olhos. A última vítima sendo Otras, um proeminente político da Cidade que ficando louco infectou milhares com os seus nanoprobes, pequenos robôs, que percorriam em seu sangue, causando a Infecção Nanitica que existe até hoje em setores distantes da Cidade e Otras simplesmente se dissolvendo ao meio da multidão quando a quantidade de infectados chegou a 32978.

Mas o maior mito que existe na Cidade Transversal é a do Arquiteto. Dizem que este ser é o responsável por toda a construção da Cidade e que, de tempos em tempos, reorganiza a mesma para se adaptar aos novos ocupantes. Diz-se que o Arquiteto vem da conhecida área dimensional zero, a mesma onde é possível chegar ao Complexo.

Explorar a Cidade Transversal é uma aventura por si só, dependendo apenas do momento no qual o visitante chega a mesma. O que acontecer, acontecerá e marcará, de uma forma ou de outra a Cidade.