3057

O piloto acionou os retrofoguetes para fazer com que o pequeno cargueiro entrasse em órbita do asteroide.

- Esse lugar é o fim do mundo! - Resmungou. - Dez dias para vir de Marte até aqui!

- É para isso que nos pagam - respondeu filosoficamente o co-piloto, sentado ao seu lado na cabine de comando.

O piloto apertou um botão no painel à sua frente e falou ao microfone do headset:

- Juno-IV chamando 3057 Malaren! Responda, 3057.

Uma voz masculina soou num alto-falante oculto na cabine.

- 3057 Malaren na escuta. Prontos para descarregar?

- Aguardando as suas coordenadas.

- Transmitindo em alguns segundos... pronto.

Ouviu-se um bipe e uma lâmpada amarela acendeu-se no painel. O piloto apertou uma sequência de botões.

- Lá vai - disse.

A nave estremeceu brevemente quando um contêiner de cor laranja foi ejetado do compartimento de carga. Pelas janelas de observação da cabine, os tripulantes viram quando o receptáculo acionou seus retrofoguetes e começou a descer em espiral rumo à superfície escura e rochosa do asteroide.

- Algo para subir, 3057? - Indagou o piloto ao microfone.

- Nada desta vez - respondeu o interlocutor.

- Então, estamos de partida. Outra remessa em... seis meses.

- Até lá! - Despediu-se o interlocutor.

O piloto acionou os retrofoguetes e a Juno-IV começou a sair de órbita.

- Próxima parada? - Indagou ao co-piloto.

O interpelado digitou alguns comandos no terminal à sua frente.

- 2014 Vasilevskis... vai ser uma volta longa.

- É para isso que nos pagam - retrucou o piloto.

E acionou o motor principal.

[26-01-2017]