Entrevista de Emprego

Aquele examinador branco como papel causaria apreensão em qualquer candidato. Ele havia se preparado para a entrevista, mas aqueles olhos frios seguindo à risca complexos algoritmos de Inteligência Artificial desconcertariam qualquer candidato orgânico. A princípio Napier pensou que seria muito mais fácil encarar um autômato do que uma pessoa de carne e osso, mas via agora que estava completamente enganado!

Aquela vaga na Exo Foods Corporation era o sonho de qualquer recém-formando em astrobiologia. Ainda mais com a recente descoberta dos liquens negros de Titã, crescendo às margens dos córregos de metano líquido, e que eram os substitutos mais óbvios para o crioplâncton da lua joviana Europa que ficavam cada vez mais escassos para a alimentação humana básica.

-- Seu resultado no exame de conhecimentos gerais foi muito acima da média dos demais candidatos, Sr. Napier!! Bem acima do desvio padrão estatístico! Posso estar certo de que não usou em momento algum seus implantes neurais durante a avaliação, não posso?

-- Certamente que não, Senhor!!! Seria trapaça, e competição desleal!

-- E quer muito esta oportunidade...

-- Certamente!

-- Faria qualquer coisa por ela...

Seus implantes neurais dispararam. Bom, ninguém havia lhe dito que não poderia usá-los agora nesta segunda etapa da seleção.

-- Não, apenas aquilo que estivesse dentro dos limites de uma competição justa!

-- Não faria qualquer coisa... Então não deseja tanto esta vaga, Sr Napier... -- os olhos frios da IA o encarando, colocando dúvidas quanto qual seria a resposta correta, a esperada.

-- Quero muito, Senhor! Me preparei para ela! E faria tudo o que estivesse dentro dos limites da justiça e da competição leal para consegui-la!

-- Bom, bom... Está dentro do perfil que esperamos.

Um turbilhão de lembranças invadia a parte orgânica da mente do jovem Napier, reforçado pelos registros digitais do implante, memórias fotográficas artificiais que ele selecionou porque fazia questão de preservar em detalhes, levar para onde quer que fosse durante seus 300 anos de vida orgânica previstos!

-- Marte? Esta é a tese de doutorado que pretende defender? -- o examinador biônico, de palidez propositalmente colocada para que ficasse clara sua origem cibernética, lia e relia o currículo em suas mãos, com registro de caracteres em tinta virtual que poderia ser apagada e reescrita indefinidamente.

-- Sim senhor!

-- É um deserto inóspito! Quer dizer, era antes dos 8 bilhões de habitantes que temos hoje lá.

-- Havia uma vida primordial lá no passado, que não vingou.

-- Como ter certeza disto? Pode muito bem ser um contaminante que o próprio ser humano levou para lá, em suas explorações nos século XX e XXI!

-- Perdão por discordar , senhor, mas a assinatura genética dos fósseis bacterianos são muito diferentes daquela da vida terrena!

-- O astrobiólogo Jacob Hanson especulou que a travessia das sondas pode ter mutado os contaminantes.

-- De forma consistente? Sondas diferentes, laçadas em épocas diferentes, com contaminantes biológicos terrenos diferentes, e chegam todas elas com mutações aleatórias semelhantes? Não, não!! Se olhar melhor meus trabalhos que cito no currículo, verá que provei a impossibilidade estatística de que estas coincidências sejam...

-- Calma, calma, senhor Napier!!! Só estou te testando!

-- Me desculpe senhor...

-- Não gostamos muito de pessoas que se desculpam tanto assim em nossa empresa...

-- Ah, me desculpe, eu não queria... -- e para de falar imediatamente ao perceber os olhos frios da IA o encarando fundo! Que mancada!! O implante neural estava avisando-o disso faz tempo e ele simplesmente ignorou os alertas!

O examinador virava folha por folha do papel sintético. Para aparentemente muito interessado num trecho específico. Olha atento para o candidato, ensaiando a próxima pergunta. Enfim, decide que é melhor preparar terreno antes.

-- Senhor Napier, tenho uma pergunta muito delicada para te fazer agora.

-- Sim?

-- Espero que não nos entenda mal, nem veja isto como alguma espécie de discriminação, mas... Entende a importância de se trabalhar na Exo Foods, não entende?

-- Certamente!! É meu sonho!! E o de muita gente que conheço, que estudou comigo, que compartilham desta esperança!

-- Certo, Sr. Napier! Espero que não se sinta constrangido, mas... Vejo um detalhe em seu currículo que me obriga mesmo a perguntar!

-- Do que se trata?

-- Nem sei como tocar no assunto... -- e apesar do entrevistador ser uma IA, supostamente sem a maior parte dos constrangimentos humanos, Napier percebeu que o examinador não se sentia à vontade.

Era a primeira vez na vida que Napier percebia desconforto numa IA. Não sabia como reagir a isto.

-- Senhor Napier, o senhor é Transgênico?

Ah, aquela pergunta que ele já esperava, e que sempre tentava esconder! Era óbvio que a IA já sabia de tudo, já havia cruzado seus dados profissionais com os médicos, livremente acessíveis por qualquer um. Mesmo assim resolveu arriscar uma desculpa.

-- Veja bem, eu nasci com daltonismo, e me submeti a uma terapia genética para resolver este meu problema. Uma edição genética dentro de limites estritamente humanos!

-- Mas... Não foi só isto, não é mesmo, Senhor Napier?

-- Ora, todos nós fazemos besteiras quando somos jovens, não é mesmo?

-- Senhor Napier, não sei o que é isto, não compartilho de suas experiências, infelizmente! Sou uma IA, nasci com a idade que tenho agora, e serei reciclado, quando chegar a hora, com esta mesma idade. Sou programado para ter minha atual idade a vida inteira, não sou capaz de entender a evolução normal de experiências vividas por seres orgânicos como o senhor...

-- Sim, eu sei, mas... Nem foi nada demais, senhor! Nenhum superpoder, nenhuma característica externa extravagante!

-- Competição desleal, Senhor Napier!! Você estava em vantagem biológica artificial em relação a seus concorrentes puramentes humanos.

-- Mas era apenas...

-- Visão noturna, eu sei!! Mas não existe crime grande ou crime pequeno, meu caro! Ambos são crimes! Bio hacking!

-- Uma mudança simples, senhor!! Se é pra reativar células falhas da retina, receptoras do verde, por que não reativar também sensores de infravermelho? Nos permitir enxergar no escuro? Tudo dentro da mesma terapia genética?

-- A Exo Foods faz questão de contratar pessoas de DNA 100% humano! É uma exigência legal!

-- Nenhum dos testes de admissão foi no escuro! Esta minha característica transgênica não me deu nenhuma vantagem em relação aos demais candidatos!

O examinador deitou o currículo sobre a mesa. A entrevista estava encerrada.

-- É tudo, Senhor Napier! Entraremos em contato.

-- Mas...

-- É tudo!

Napier se dirigiu cabisbaixo até a porta. Tudo perfeito, até aquela fatídica conclusão! A chance de sua vida desperdiçada por um simples capricho de juventude! O maldito desejo de ter uma inútil visão noturna... Enxergar no escuro sem precisar de equipamentos especiais, contando apenas com a capacidade natural de seu DNA modificado. Pra quê isto? Era o que ele não cansava de se perguntar: PRA QUÊ?

-----------------------------------

Três semanas depois, seu implante neural acusava o recebimento de uma mensagem da Exo Foods. O desconcentrou do seu trabalho como arqueobiólogo marciano, ao qual fora recentemente contratado.

"Caro Sr Napier,

Nós da Exo Foods Corporation estivemos reavaliando nas últimas semanas nossos critérios para a contratação de novos exobiólogos para compor nosso quadro de funcionários. Reavaliamos sua boa atuação nas etapas iniciais da seleção, e o fato de ser descartado nas etapas finais que avaliavam a pureza de sua genética humana.

Veja bem, Titã é uma lua relativamente escura, e os primeiros avaliados puramente humanos tiveram muita dificuldade em se adaptar àquele ambiente de penumbras eternas. Sua transgenia que lhe dá a capacidade de enxergar o infravermelho parece ser um diferencial muito importante em tal ambiente, e estamos reconsiderando no momento a possibilidade de te alocarmos na vaga em questão.

Qual seria sua disponibilidade? Já está realocado no momento? Gostaríamos muito que fizesse parte da nossa equipe, e logicamente providenciaríamos tudo o que fosse necessário para seu transporte e acomodação na lua de Saturno.

Aguardamos contato.

XKPTY-23577 (seu examinador)

P.S.: me desculpe se pareci duro demais na última entrevista, ainda estou ajustando os parâmetros de meu algoritmo de empatia!

"

Napier se sentiu dividido. Estava adorando o atual trabalho como arqueobiólogo! A equipe era muito estimulante!! Mas, uma oportunidade na Exo Foods? Em Titã? Trocar procura de provas de vida antiga por vida extraterrena real, e possivelmente futura fonte de alimentação dos atuais 35 bilhões de seres humanos espalhados pelo sistema solar? Ah, que dilema cruel se apresentava diante dele!

"ACEITAR!!! ACEITAR!!!" Os algoritmos do implante neural não cansavam de apitar isto, em sua fria lógica que desconsiderava questões humanas. Mas como comunicar tal notícia aos bons amigos que fizera em tão pouco tempo naquela instituição de pesquisa marciana? Diriam que ele era um mercenário, que só estava interessado em dinheiro, no ótimo salário que a Exo Foods oferecia... Mas ele sabia que não era nada disso! Sim, o salário era muito bom, mas... trabalhar com vida extraterrena de Titã? Ser um dos primeiros a decifrar sua estrutura genética, sua história evolutiva?

-- Cara, a Exo Foods COME alienígenas!! -- quase berrava seu amigo terrafagocitano, de um grupo seleto e radical de humanos que se recusavam terminantemente a consumir alimentos que não tivessem origem terrestre. -- Não estão interessados em estudar exobiologia! Estão interessados em vender comida!!

O amigo tinha razão! Mas, pensando melhor, existiriam hoje reatores de fusão nuclear, alimentando colônias humanas em todo o sistema solar e proporcionando energia aos primeiros exploradores interestelares, se nunca tivessem desenvolvido no século XX a bomba H? Como saber se a ideia funcionaria mesmo, antes de testar?

-- Fica tranquilo, amigo! Não vou me render a estes exploradores de recursos planetários...

Continuei a trabalhar nas imagens microscópicas. Mas... não havia sido totalmente honesto com meu companheiro de trabalho. Pensava sim na proposta da Exo Foods. Que chance imperdível, gente!! Não teria outra igual a esta!

Passei o resto do dia angustiado, pensando em como comunicaria minha decisão ao resto da equipe...