Tem mais alguém ai?

Fazia meia hora que Dmitry Alekseev estava avaliando os danos no lado de fora da nave, e as notícias não eram nada alvissareiras.

- A propulsão é caso para estaleiro - alertou ele, pelo rádio do traje espacial. - Não perdemos somente alguns metros de conduíte, mas os principais módulos da lógica de controle. Antes que o Pavel Kirillov sugira, vou logo avisando que mesmo uma gambiarra exige um conhecimento de tecnologia Gumir muito superior ao que aprendemos na Academia.

Na cabine de voo, Pavel Kirillov e Oliver Buranek entreolharam-se.

- Os Gumir não usavam cabos - ponderou Pavel Kirillov.

- Estou ciente disso - retrucou exasperado Dmitry Alekseev. - Usavam uma matriz subespacial de pontos. Mas, por razões de segurança, o uso desse sistema ainda não foi aprovado para vedetas de treinamento.

- Razões de segurança? - Resmungou Buranek. - Não da NOSSA segurança!

- Claro que não - suspirou Pavel Kirillov. - Segurança do Estado, naturalmente. A tecnologia de matriz de pontos é estratégica demais para ser embarcada num veículo indefeso como uma vedeta antiga dessas. Se cair em mãos erradas...

Fez-se um curto silêncio. Finalmente, a voz de Dmitry Alekseev soou na cabine de voo.

- Acho que posso ativar as comunicações e a navegação... vou começar pelos sensores de longa distância. E antes que o Buranek pergunte o porquê, porque é mais fácil e mais rápido!

- Eu não ia perguntar nada - defendeu-se o citado.

Passaram-se mais alguns minutos de silêncio até que a voz de Dmitry Alekseev voltasse ao alto-falante:

- Consegui religar os sensores. Façam um teste, por favor!

Pavel Kirillov virou-se para a direita e tocou em alguns botões num console embutido na parede curva da nave. Um visor circular iluminou-se, com alguns pontos vermelhos piscando nas bordas.

- Temos radar! - Anunciou.

- Ochen' khorosho! - Exultou Dmitry Alekseev pelo rádio. - Nos distanciamos do campo de asteroides?

- Estamos derivando para longe dele - disse Pavel Kirillov, arqueando as sobrancelhas. - Mas estou vendo outra coisa aqui...

Oliver Buranek espichou o pescoço para ver melhor o visor, e exclamou:

- É outra nave, Dmitry Alekseev! Está vindo em nossa direção!

A voz de Dmitry Alekseev soou tensa no alto-falante:

- É uma das nossas?

- Sem registro - disse Pavel Kirillov. - Vai nos interceptar em uma hora ou pouco menos, se não alterar a velocidade.

- Termino em dez minutos - anunciou Dmitry Alekseev. - Daí, poderemos entrar em contato e ver quem são.

- Amigos, eu espero - murmurou Pavel Kirillov.

[28-03-2016]