Vão rir de nós no Futuro
Houve uma época em que os homens acreditaram que a Terra era plana, mas faz muito tempo. Que o sol, a lua, e as estrelas estavam presas num grande domo colocado sobre ela. Que, se chegássemos até as bordas desse imenso platô, despencaríamos num enorme e terrível abismo. Os intelectuais e sábios provavelmente nunca acreditaram nisso. Ridículo, dá até vontade de rir.
Agora sabemos que o Universo é um gigantesco, imensurável, espaço, com galáxias, nebulosas, estrelas, planetas, jogando um jogo de atração, repulsão, movimento. Há teorias que dizem que há inúmeros outros universos como o nosso. Talvez outras dimensões. E vem a pergunta leiga: e depois disso, o nada? Mas o que é o nada? Um espaço vazio? Mas um espaço vazio é um espaço. Na verdade, nosso cérebro não está aparelhado para entender isto. Nem isto, nem o Infinito. O Universo vai durar para sempre? A gente finge que entende. Mas como fingir que entendemos que nunca começou? O que havia antes do início de tudo? Nada? Mas o nada também é alguma coisa. Os físicos teóricos têm suas fórmulas e estão tentando explicar tudo. Explicar, eles podem, mas entender, a maioria de nós nunca vai conseguir.
Um dia, entretanto, num futuro longínquo, vai haver um melhor entendimento do cosmos. E o que pensamos agora, vai se para eles, o mesmo enorme platô de muitos de nossos antepassados. E, então, eles também vão rir de nós. E com razão.
oooooOOOOOooooo
Histórias do Futuro