Carnaval em Júpiter (para iniciantes)

[Do "Guia de Viagem para o Sistema Solar Exterior":]

- Já passou alguma vez o Carnaval em Júpiter?

- Ainda não tive esse prazer, mas dizem que é muito animado...

- Sim, lá o Carnaval dura um mês jupiteriano. Como o ano de Júpiter equivale a 12 dos nossos, eles festejam por um ano terrestre inteiro!

- Como alguém consegue festejar durante um ano inteiro? Não tem negócios a tratar, questões importantes a resolver?

- Certamente que têm, mas a prioridade absoluta é a folia. Para poder dedicar-se à isso, os jupiterianos contratam temporários que assumem a execução dos serviços de apoio. E os computadores tomam as decisões inadiáveis...

- Soube que usavam intensivamente mão-de-obra terceirizada, mas sempre imaginei que fosse pelo tamanho do planeta.

- Isso também. Mas o Carnaval é uma época em que habitantes de todo o Sistema Solar acorrem para Júpiter, e não somente para os festejos.

- E há algum requisito especial para quem deseje se candidatar a uma vaga de temporário em Júpiter?

- Se você nunca trabalhou continuamente numa gravidade 2,5 vezes superior à da Terra, melhor ir equipado com um gerador anti-G portátil. Essa é a primeira pergunta que lhe farão ao preencher qualquer cadastro de emprego online.

- Imagino que o suprimento de oxigênio seja por conta do contratante...

- Quase sempre. Claro, habitantes de planetas similares prescindem tanto do gerador anti-G quanto de instalações pressurizadas com oxigênio. Mas os jupiterianos normalmente só os contratam para trabalho pesado. Preferem habitantes dos planetas interiores para serviços que envolvam agilidade na tomada de decisões e contato direto com o público.

- E como é a festa em si? Quer dizer, já vi transmissões pela holovisão, mas creio que não fazem jus à emoção de participar ao vivo.

- Sim, é algo que não se esquece pelo resto da vida. Embora quase sempre os visitantes dos planetas interiores permaneçam por não mais de uma ou duas semanas terrestres. Afinal, quem pode se dar ao luxo de esquecer da vida por um mês jupiteriano inteiro?

- E você foi ao lugar onde chovem diamantes?

- Só por telepresença. É fundo demais, mesmo para veículos blindados equipados com anti-G. Esse é um luxo que só está ao alcance dos nossos vizinhos do Sistema Solar exterior...

- E o que fazem com os diamantes que caem do céu?

- Acredite se quiser... eles os comem!

[12-02-2015]