Ciência de Brigadeiros

Parou no meio do palco e abriu os braços, antes de perguntar:

- Alguém poderia me dizer qual é o principal problema quando enrolamos um brigadeiro?

- As mãos meladas de manteiga! - Gritou alguém da plateia, provocando risadas.

- Também não gosto dessa parte, - concordou ele - mas não, o principal problema é... como fazer bolinhas perfeitas!

Um "aaaah", misto de concordância e decepção emergiu da massa indistinta à sua frente.

- É trabalhoso mesmo - prosseguiu ele. - O brigadeiro mole acaba deformando na forminha. Algumas bolinhas saem maiores do que as outras... etc. Mas enfim, nosso departamento de nutrição e saúde acabou dedicando algum tempo para pensar o problema. E em primeira mão, apresentarei uma solução!

Virou-se para trás e fez um gesto para o telão prateado, que ocupava boa parte do fundo do palco. As luzes diminuíram e um equipamento complexo surgiu no centro da imagem, tamanho indeterminado por falta de escala, esmaltado de branco e com partes em aço inoxidável. Uma lâmpada-piloto vermelha piscava, indicando que algo estava sendo processado. Finalmente, ouviu-se um "ding" e uma bandeja abriu-se na parte inferior da máquina. Cobertos por uma bandeja transparente, surgiram 64 brigadeiros sem cobertura, em oito colunas de oito linhas. A câmera apontada para a máquina deu um zoom na bandeja e a plateia pôde constatar que os brigadeiros eram perfeitamente esféricos.

- Isso é computação gráfica? - Indagou com suspeição uma senhora, sentada na primeira fila.

- O que estão vendo é real! - Exclamou ele, um amplo sorriso no rosto.

A plateia explodiu em aplausos.

- E quando poderemos comprar essa maravilha? - Gritou alguém.

Antes de responder, ele cruzou os braços, expressão absorta.

- O que acabaram de ver é uma prova de conceito. A extrusora funcionou perfeitamente... o único problema é a localização dela.

Fez uma pausa dramática antes de finalizar:

- Bolinhas tão simetricamente esféricas como essas só podem ser obtidas num lugar: em órbita!

Fez um gesto para o telão e este apagou-se. As luzes do palco voltaram ao brilho anterior.

- E ainda temos que resolver alguns problemas relativos à reentrada na atmosfera... - confessou.

[11-02-2015]