O Führer está morto?

(Peggy Lee canta "Why Don't You Do Right", acompanhada pela orquestra de Benny Goodman; a música termina)

Locutor: Estas são as notícias da meia-noite... e eu sou Alvin Lewis na locução.

(Prefixo musical do Noticiário da BBC)

Locutor: Notícias ainda não confirmadas vindas de Berlim, dão conta de que o Sr. Adolf Hitler teria morrido sábado passado, pela manhã. O Sr. Hitler estava em visita às escavações arqueológicas na Crimeia, Ucrânia, onde um artefato pertencente à suposta Civilização Ariana foi desenterrado e está sendo analisado por uma equipe internacional de especialistas - nenhum deles britânico. Após a visita, o líder alemão teria decidido passar em revista suas tropas na Frente Russa, dirigindo-se ao quartel-general avançado, em Smolensk. Todavia, aparentemente seu avião foi abatido por caças soviéticos nas vizinhanças de Minsk, na Bielorrússia, mais de 300 km à noroeste do destino final.

As autoridades germânicas não confirmam nem desmentem tais informações, limitando-se a dizer que houve perda de contato com o avião do Sr. Hitler enquanto este sobrevoava a Bielorrússia. Todavia, nossas Patrulhas Aéreas de Grande Altitude sobre a Europa ocupada, detectaram deslocamentos incomuns de tropas a partir de bases na França e Polônia, tomando o rumo da Alemanha. Tais deslocamentos foram interpretados pelos especialistas consultados, inclusive do Ministério das Relações Exteriores, como um indicativo de que algo extremamente grave ocorreu na cúpula do poder alemão.

Mais cedo, nesta segunda-feira, entrevistamos o professor Jonathan Phillips Roos, doutor em ciência política pelo Regent's Park College, Oxford, sobre as implicações que a morte do líder alemão podem acarretar nos rumos da presente guerra e na política mundial. Pedimos desculpas antecipadamente pela baixa qualidade do som, pois a entrevista foi feita com um gravador em fio de arame.

(Chiado)

Repórter: Dr. Roos, a ser confirmada a notícia da morte de Adolf Hitler, isso implicaria no fim dos conflitos na Europa?

Professor: Não necessariamente. Sabemos que existem militares alemães insatisfeitos com os rumos da guerra e com o partido nazista em geral, mas o mais provável é que tentem mudar o foco das ações empreendidas por Hitler, provavelmente assegurando seu domínio sobre os territórios já conquistados.

Repórter: Adolf Hitler foi alvo de atentados anteriormente, conforme o próprio governo alemão reconhece. A queda do avião poderia ter alguma relação com estas tentativas frustradas anteriores?

Professor: Não dispomos ainda de nenhum elemento para corroborar essa hipótese. Mas não deixa de ser estranho que o avião tenha sido supostamente derrubado pelos soviéticos a uma distância tão considerável da frente de batalha. A possibilidade de um atentado não pode, portanto, ser completamente descartada.

Repórter: Para finalizar, Dr. Roos, considerando-se que Rudolf Hess, o herdeiro presuntivo de Hitler, evadiu-se para o Reino Unido em 1941, quem hoje, na sua acepção, seria o mais provável candidato ao posto de líder dos alemães?

Professor: Não há como ser conclusivo sem saber o que realmente aconteceu com Hitler. Foi abatido pelos russos? Sofreu um atentado? Se prevalecer a primeira hipótese, Martin Bormann seria o provável indicado. Na segunda hipótese, certamente haverá uma luta pelo poder no Reich. E o nome do novo Führer poderá ser o de alguém de quem nunca ouvimos falar.

(Chiado)

Locutor: Mantenham-se sintonizados na BBC para informações de última hora sobre a morte do Sr. Adolf Hitler e a crise política na Alemanha. Estas foram as notícias da meia-noite, na locução de Alvin Lewis.

(Sufixo musical do Noticiário da BBC)

(Ouvem-se os primeiros acordes de "Run Rabbit Run", com Flanagan e Allen)

[03-03-2014]