O Amanhã Começa Hoje

Quinhentos mil anos depois da última conversa entre o Avô e seus visitantes, centenas de milhares de anos depois que os Uajigs haviam sido extintos e os agora mitológicos Narts haviam desdobrado-se em incontáveis grupos de humanoides aparentados, dispersos por toda a Galáxia, um cruzador rápido Vainakh emergiu do hiperespaço no coração do Sistema Solar. Nenhuma civilização tecnologicamente avançada utilizava mais os velhos túneis de manutenção para deslocar-se pelo espaço, mas eles foram mapeados pelos Vainakh para localizar a posição exata do misterioso planeta Terra e seu habitante intemporal, conhecido nas lendas apenas como "o Velho".

- Isto é real? Estamos mesmo aqui? - Perguntou retoricamente a comandante Hinnana, de pé na ponte de comando, olhando para a tela panorâmica onde o planeta azul e branco e sua lua apareciam próximos um ao outro, contra a escuridão do espaço.

- Ainda estamos aqui, comandante - respondeu sua oficial de ciências, Ielta, consultando os instrumentos à sua frente. - Pelos antigos relatos, se o Velho não quisesse a nossa presença, já teria aparecido para nos desejar boa viagem de volta.

- Se esse Velho realmente existiu algum dia, já deve estar morto há centenas de milhares de anos - observou com ar cético Sela, o oficial de armas.

Uma lâmpada acendeu-se no console de Ielta e ela voltou-se para Hinnana.

- Comandante, estamos recebendo um sinal vindo do planeta.

- Áudio, vídeo...?

- Texto. É um código arcaico, dos primórdios da expansão Nart.

- Parece que o Velho ainda não foi embora - ironizou Hinnana, voltando-se para Sela. O oficial de armas preferiu não manifestar-se.

- Bem, Ielta, abra um canal. Vejamos o que tem a dizer.

A imagem da Terra e da Lua na tela panorâmica foi substituída por uma frase em caracteres do antigo alfabeto Nart: "VOCÊS SÃO BEM-VINDOS".

- Há registros de que isso tenha sido visto alguma vez antes? - Indagou Hinnana sorridente.

- Nunca, comandante - assegurou Ielta.

- Então creio que a profecia irá se cumprir - disse a comandante. E virando-se para o navegador, ordenou:

- Mude o curso para o lado oculto da grande lua. Vamos pousar ali.

- Por quê não pousamos no lado da lua voltado para o planeta, comandante? - Indagou Sela.

- Porque segundo a profecia, "uma base seria estabelecida no lado oculto da lua".

E com uma piscadela de olho para Ielta, acrescentou:

- Sela, você deveria ler mais os textos sagrados!

[11-01-2014]